O grande injustiçado da eleição

Gilberto Dimenstein

Transcrito da Folha de São Paulo:

Dilma Rousseff é até aqui a grande favorita para vencer a eleição por um simples motivo: Lula fez um bom governo e ajudou a tirar milhões de pessoas da pobreza dentro de um ambiente democrático, respeitando a economia de mercado. Já disse aqui e repito: nunca, em toda a sua história, o Brasil esteve tão bem. A habilidade do presidente de comunicação com as massas não teria tanto efeito se não estivesse ancorada em fatos concretos, visíveis nas ruas. Possivelmente, Lula entra para a história (se não fizer bobagens no futuro) como um marco de inclusão.

Para mim, é difícil não ficar incomodado com o que considero a grande injustiça política deste país –uma injustiça promovida por Lula e PT, com a ajuda até mesmo do PSDB, entre os quais José Serra.

A grande injustiça se chama Fernando Henrique Cardoso. Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe (ou deveria saber) que, sem as reformas feitas pelo ex-presidente, como o controle da inflação, a Lei de Responsabilidade Fiscal e até as bases dos programas de renda mínima já assentadas, Lula não teria ido tão longe como foi.

Por razões óbvias, o PT criou a mentira da herança maldita de FHC –e por razões não tão óbvias, os tucanos (Serra, por exemplo) embarcaram ou quiseram embarcar nessa mentira.

O fato é que uma das grandes lições desse pleito é que, para chegarmos onde chegamos, tivemos que ter 16 anos de continuidade de um mesmo governo.

Quanto mais as pessoas souberem disso, mais aprenderemos a fazer transições e dar continuidade a políticas públicas, acima de interesses menores.

3 thoughts on “O grande injustiçado da eleição

  1. Uma grande bobagem, uma mentira repetida várias vezes para ver se vira verdade.
    FHC quebrou o Brasil 3 vezes!
    FHC deixou a presidência com uma inflação de 12%!
    FHC privatizou empresas públicas (acabou com o patrimônio público) para pagar juros!!!
    O Plano Real não foi feito pelo FHC!!!

  2. LuLLa nunca foi generoso com FHC.
    Governou os 8 anos surfando numa marolinha graças ao governo passado, e mesmo assim só se refere ao ex presidente de maneira pejorativa e rancorosa. Repetiu tanto que recebeu uma herança maldita, que acabou acreditando na sua própria mentira.
    Não vejo razão alguma para que este governo seja lembrado com respeito e generosidade pelo próximo presidente.
    luLLa dividiu o país. Fez com que as classes mais baixas odiassem os ricos, jogou negros contra brancos quando criou as cotas, não para de dizer que só ele se preocupou com a pobreza do país, como se não houvesse mais pobres.
    eLLe não é, nem nunca foi generoso, muito pelo contrário, é mal e rancoroso. Seus adversários são tratados como inimigos. Serra não deve partir para a adulação e elogios. Se luLLa surfa num mar tranquilo, deveria agradecer a FHC mas fez exatamente o contrário. Por inveja, assumiu para sí todos os louros, como se seu ex tivesse feito o pior governo da história.
    FHC é o ex presidente mais injustiçado deste pobre país sem memória. Até seus aliados o evitam quando estão em campanha. Este é o grande erro do PSDB. Enquanto isso, os petralhas, de um limão podre, conseguem fazer uma limonada suiça.

  3. O Lula deve morrer de inveja do FHC heim…rsrsr
    É só dar uma olhada no noticiário do MUNDO todo pra fazer uma rápida análise do que cada um representa…rsrsr

Comments are closed.