O caminho democrático

Por José Sarney

Em discurso na ONU, há alguns anos, eu disse que “o caminho do desenvolvimento é a democracia”.

Minha convicção é que o poder criativo da liberdade é um canal de aprendizagem que corrige distorções, encontra soluções e leva a sociedade a uma unidade formada pela diversidade.

Pode parecer um paradoxo, mas a igualdade que a liberdade traz -com o fundamento de que todos somos iguais perante a lei, detentores dos mesmos direitos- com o exercício e o tempo leva à solução dos conflitos e ao caminho do progresso e do desenvolvimento. A democracia é o governo da liberdade.

Não é sem motivos que vivemos a sensação do fim da história e a definitiva vitória da democracia liberal como o regime que governará toda a humanidade.

E nosso exemplo e vivência nos ajudam a construir essa verdade. Vivemos hoje o mais longo período de democracia no Brasil, e esta prática democrática nos levou ao atual momento de crescimento econômico, paz social, liberdade de expressão, respeito aos direitos humanos e prestígio internacional pela solidez de nossas instituições.

A transmissão do poder, com a periodicidade dos mandatos, que vivemos no dia 1º de janeiro mostrou a democracia como rotina, depois de eleições livres, sem nenhuma contestação e em clima civilizado e de convivência madura e educada entre os candidatos e os partidos.

É motivo de orgulho para o Brasil, principalmente se compararmos com o que ocorre em alguns países do nosso continente.

Instala-se, também, nesta semana, novo Congresso venezuelano. Lá, o presidente -eleito pela primeira vez em 1998, com mandato até 2013 e possibilidade de reeleições ilimitadas- governa por decreto, e baixou-se uma lei pela qual ao Congresso só é permitido reunir-se quatro vezes por mês, com restrições à liberdade de expressão, rádios, televisões e jornais fechados e uma estrutura legal na qual os partidos não funcionam nem os Estados e municípios são autônomos. Com isso convive também uma crise econômica séria que corrói a economia e sacrifica o povo.

O Brasil, assim, tem autoridade para pregar ao mundo as excelências do nosso regime e o desenvolvimento político, econômico e social do país.

Nem tudo são flores. Muita coisa ainda precisamos fazer. Mas é justamente a democracia que vai nos possibilitar a solução de nossos problemas.

Já percorremos uma longa jornada. E a posse da presidente Dilma foi grande exemplo e motivo de orgulho institucional.