Novos artigos de Marcelo Ramos e José Dirceu

A Câmara dos Deputados discute a Proposta de Emenda Constitucional n. 300 que equipara os salários de policiais e bombeiros militares aos pagos a estes profissionais no Distrito Federal. Para garantir os recursos necessários à concessão da equiparação, a PEC cria um fundo constitucional que ajudará os Estados a arcar com o acréscimo na folha de pagamento. No momento em que a segurança pública consolida-se como o principal problema urbano indicado em todas as pesquisas de opinião, o Governo do Estado parece desesperado com a sua incapacidade de enfrentar a criminalidade e o Rio de Janeiro vive momentos de uma verdadeira guerra urbana em alguns morros, ouso afirmar que a melhoria dos salários dos policiais é importante elemento da política de combate a violência urbana.


Trecho de “PEC-300, Eu acredito!”, do vereador Marcelo Ramos (PSB), publicado originalmente no jornal Dez Minutos. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Era totalmente previsível a derrubada de um helicóptero da Policia Militar do Rio de Janeiro pelos traficantes e seus “soldados” com livre acesso a armamento pesado. Aliás, o equipamento vinha sendo utilizado de forma irresponsável e puramente como ferramenta de marketing pelas autoridades, incentivadas pela mídia, a começar pela Rede Globo, que o apresentava em programas cantando as excelências do uso dos helicópteros para “perseguir e matar” (sic) suspeitos e não para transporte, observação e monitoramento. Tudo era uma questão de tempo, decisão ou iniciativa própria de algum comando local. A derrubada do helicóptero aconteceu agora, mas poderia ter acontecido antes.


Trecho de “União deve comandar a luta contra o narcotráfico”, do ex-ministro José Dirceu, publicado originalmente no Blog do Noblat Clique aqui para ler a íntegra do artigo.