Novos artigos de César Maia e José Dirceu

“EL NUEVO Príncipe” (editora El Ateneo), de Dick Morris (coordenador de Clinton em 2006), é leitura básica para entender a complexidade da comunicação política dos governos, muito maior que a do marketing eleitoral, pois ocorre dia a dia. E se insere num universo diversificado, de imprensa, comunicação direta, boatos, opinião pública segmentada, contracomunicação da oposição e dos insatisfeitos e da internet. Morris fala disso em “Governar”, na parte 2 de seu livro. Nele, trata de temas como popularidade cotidiana, exercício da liderança, agressividade ou conciliação, inércia burocrática, cuidar das costas (controlar seu partido), cortejar a oposição, grupos de pressão, buscar recursos e continuar sendo virtuoso, o mito da manipulação da mídia e como sobreviver a um escândalo.


Trecho de “Novo príncipe”, de César Maia, ex-prefeito do rio de Janeiro. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Na próxima segunda-feira (7/12), começa em Copenhagen a COP-15 (Conferência Mundial de Clima das Nações Unidas). Será um momento decisivo para a Humanidade, que exigirá dos países sérios compromissos para enfrentarmos o efeito estufa. O debate é crucial para o Brasil. Segundo estudo realizado pela Embrapa, USP, Unicamp e UFRJ, o país perderá R$ 3,6 trilhões até 2050 com o aquecimento global, caso nada seja feito. Um dos objetivos do encontro é conseguir um acordo para a redução da emissão de dióxido de carbono. A China se comprometeu com entre 40% e 45% de diminuição das emissões até 2020, tendo como base o ano de 2005. Para alcançar a meta, a China quer adotar fontes renováveis de energias renováveis. Hoje, 75% da energia do país têm origem nas usinas de carvão, altamente poluentes.


Trecho de “Brasil tem papel decisivo na COP-15”, do ex-ministro José Dirceu, publicado originalmente no Blog do Noblat Clique aqui para ler a íntegra do artigo.