NIEMEYER E O ENCONTRO DAS ÁGUAS

Em 2005, várias pessoas sugeriram que a Prefeitura de Manaus fizesse um Parque em homenagem ao Encontro das Águas em terreno que já era de propriedade do Município que fica nas torres da EMBRATEL com vista privilegiada para o encontro dos dois rios.

O então vice-prefeito foi uma dessas pessoas. Depois de várias conversas, inclusive com o entusiasmo do saudoso Senador Jefferson Péres, chegou-se a conclusão de que ali deveríamos ter um projeto do mestre Oscar Niemeyer. O Carlos Valente foi ao Rio de Janeiro fazer os primeiro contatos. Pela sua idade avançada Niemeyer não mais viajava e pediu fotos e filmagens do local e do entorno. Depois o vice-prefeito foi ao Rio de Janeiro conhecer o projeto ainda em andamento. Quando ficou pronto, eu fui ao Rio de Janeiro receber o projeto de suas mãos.

Ele era um homem simples e de bom trato. Explicou-me a concepção do projeto. Eu levei de lembrança balas de cupuaçu e um livro da professora Etelvina Garcia sobre Manaus. Disse-lhe que me empenharia para conseguir os recursos e fazer a obra. Convidei-o desde logo para a inauguração. Ele sorriu e disse-me: “Não viajo de avião, mas vou de bote” e, em seguida, deu uma gargalhada.

Por falta de recursos não foi possível fazer a obra. O meu sucessor não se empenhou nessa direção. Em 2011, o Governador Omar Aziz pediu o projeto da Prefeitura para fazer a obra com o objetivo de receber turistas para a Copa do Mundo, mas lamentavelmente também por falta de recursos não houve avanço.

Hoje Niemeyer nos deixou. Até por isso entendo que deva acontecer um esforço de todos para fazer essa obra que vai unir a beleza do projeto de Niemeyer com a beleza do Criador.

Essa é uma dívida da nossa cidade com ele. Tenho certeza que tanto o Governador Omar Aziz quanto o futuro Prefeito Artur Neto  estarão empenhados em encontrar os caminhos para viabilizar esse importante projeto que vai, inclusive, ser importante ponto de atração turística, mas não apenas isso. Será o ponto de encontro dos manauaras na contemplação do nosso belo Encontro das Águas.

Abaixo as fotos que documentam este texto.