Nem remédios nem vacinas

Em 2005 quando cheguei à Prefeitura de Manaus uma das coisas que mais me incomodava era a reclamação relativa à falta de remédios. Tinha um que era emblemático: o captopril, remédio obrigatório para os hipertensos.

Criamos todas as condições para que o município pudesse atuar de forma eficaz nesse campo. Primeiro recrutamos farmacêuticos através de concurso público. Foram eles, profissionais competentes e dedicados, que montaram o programa REMÉDIO FÁCIL, em razão do qual recebi a mais alta Comenda do Conselho Federal de Farmácia, que obviamente repassei a todos que montaram o programa, que chegou a atender mais de 270 mil pessoas por mês. Ao sair, deixamos quase quarenta milhões de unidades de medicamentos.

O que se viu nos primeiros meses foi o desmonte do programa. Reclamações chegam todos os dias de que está faltando remédios. Outro dia entrei numa UBS, as antigas Casinhas do Médico da Família, e perguntei da funcionária:

“Tem captopril?”

Antes que ela dissesse qualquer coisa, uma senhora que estava lá procurando o remédio respondeu:

“Não. Agora não tem nada”.

Se faltar remédio já é inaceitável, imaginem faltar vacinas para os idosos. Pois também está faltando.

Ontem A CRÍTICA, sob o título “IDOSOS NÃO ENCONTRAM VACINA”, publicou o seguinte:

Cinco dias após o lançamento da 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza, o aposentado Jamil Derzi, 89, não consegue encontrar um posto para ele e a esposa se vacinarem contra a gripe. A procura por um posto de saúde onde o casal pudesse se vacinar, conta Jamil, começou na última quarta-feira, 29, ocasião em que esteve em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, onde se deparou com uma placa com o aviso de que não havia vacinas. “Voltei para casa e decidi ligar para os Caimis (Centro de Atenção à Melhor Idade), mas em nenhum deles havia a vacina”, informa o aposentado. Jamil relata que por curiosidade resolveu ligar para algumas clínicas particulares, para se informar sobre os valores da vacina contra a Influenza. Segundo ele, os preços da vacina, nas três clínicas especializadas em imunização variam de R$ 55 a R$ 70. “Eu e minha esposa pretendemos nos vacinar, mas se for para pagar por um serviço que está sendo oferecido gratuitamente, fica inviável”, declara o aposentado.

Na condição de fiscal eleito pelo povo para tal função, tenho tido uma posição de tolerância com a atual administração, mas essa fase está se esgotando. Depois, é intolerável tratar idosos dessa maneira.

Querer desmontar o que foi feito, só para me atingir, não faz bem a ninguém. Ao contrário, faz mal. Agora, prejudicar os idosos e pacientes que dependem de remédios, como hipertensos e diabéticos, é um absurdo inaceitável.

15 thoughts on “Nem remédios nem vacinas

  1. É realmente inaceitável. Não estão querendo só lhe atingir Serafim, mas estão destruindo a nossa cidade e desrespeitando a população.
    Outro dia falaram que 70% das ruas tinham sido asfaltadas. Quero saber qual percurso eles fazem ou se andam de helicóptero? Faz-me rir!

  2. O INTERESSANTE É QUE UM DOS MAIS INFLUENTES SECRETÁRIOS DA PMM É O SECRETÁRIO DE SAÚDE.
    SERÁ QUE A TÃO ESPERADA REFORMA ADMINISTRATIVA NÃO DEVIA COMEÇAR POR TROCAR ESSES SECRETÁRIOS E ASSESSORES QUE NÃO LARGAM OS PÉS DO PREFEITO ? PARCECEM QUE POR TER QUE LUTAR UM COM O OUTRO, PARA NÃO PERDEREM O LUGAR DE DESTAQUE JUNTO AO PREFEITO, NÃO DESENVOLVEM OS SERVIÇOS DE SUAS SECRETARIAS E NÃO DEIXAM O PREFEITO TRABALHAR.

  3. Eu sei que administrar uma cidade de 2 milhões de habitantes não é fácil, principalmente quando se tem que dar prioridade aos mais carentes! Mas penso que, já ao lançar a pré-candidatura à prefeitura, qualquer candidato deveria já possuir obrigatoriamente um plano de governo! E não estou falando apenas de caminhão com internet móvel! Ao ser eleito deve então o cidadão deve se inteirar mais profundamente dos problemas e, ao assumir, começar a colocar o programa de governo em prática! Isso que estou falando é o ÓBVIO, mas não é feito! O que acontece é que as pessoas sempre começam suas administrações usando o IMPROVISO! Claro que o resultado não poderia ser outro! Agora, só resta à atual administração empurrar com a barriga, e ir resolvendo os problemas aos poucos como se fosse uma “colcha de retalhos”. Lamentável a política nesse país!!!
    Espero que ao lançar sua candidatura ao governo do estado, Serafim, você já tenha um bom programa de governo pronto! E já pode ir mandando os prováveis secretários bolarem soluções criativas para os desafios de um estado como o nosso!!!

  4. Boa Tarde.

    Prezado Serafim Corrêa,

    Vejo indigando a situação de nossa querida e estimada cidade. Manaus está “PARADA”, a Prefeitura não tem obras, falta planejamento, o Sr. Amazonino Mendes prometeu mundos e fundos (como sempre) e não vai fazer 10%, a falta de remédios para os idosos é brincadeira de mau gosto, não podemos tolerar mais esse tipo de estelionato eleitoral.
    O que se vê são mentiras, onde que taparam 6.000 buracos????? queria saber onde contaram, pois no centro tem um monte e até agora as máquinas da Prefeitura nem chegaram por lá.
    PARABÉNS pelo seu BLOG,a partir de agora acessarei todos os dias para deixar os meus comentários e assim enriquecermos o debate.

  5. ALÔOO!
    O PREFEITO NÃO TRABALHAR PORQUE NÃO QUER, IMAGINA SE ISSO É CULPA DOS SECRETÁRIOS, É INCOMPETÊNCIA MESMO, É FALTA DE COMPROMISSO COM O POVO, O ATUAL PREFEITO NÃO GOSTA DA CIDADE DE MANAUS, NÃO QUER SER PREFEITO, QUER MAIS É QUE O POVO E A CIDADE SE EXPLODA, LEMBRAM DAQUELE PERSONAGEM DO CHICO ANÍSIO QUE FALAVA ASSIM? E POR AÍ VAI, REMÉDIOS, VACINAS, BURACOS NAS RUAS, OBRAS PARADAS E ETC…

  6. REVOLTANTE ESSA SITUAÇÃO DOS REMÉDIOS, PARECE QUE OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA PERDERAM O GÁS, ESTÃO TRAVADOS POR FALTA DE UM LÍDER, NOTÁVEL A FALTA DE INTERESSE DE AMAZONINO.

    BOM QUE O POVO ESTÁ NOTANDO A DIFERENÇA DE GESTÃO.

  7. Boa Noite Prefeito,

    O que se viu na atual administração foi a nomeação de vários secretários que não possuiam a mínima qualidade para exercer o cargo… motivo: PROPOSITAL… intenção: DESMANTELAR a prefeitura em 15 dias para encontrar um culpado… quem: SERAFIM CORREA… “O TIRO SAIU PELA CULATRA”… exemplo: OS VÁRIOS SECRETÁRIOS INCOMPETENTES, OU FORAM EXONERADOS OU REMANEJADOS.
    Se fosse só os medicamentos e vacinas seria fácil; o problema é bem maior.

    QUE VERGONHA!
    ONDE ESTÃO AS CARRETAS OS VÍDEOS DA PROPAGANDA POLÍTICA ENGANOSA?
    ONDE ESTÁ O ASFALTO? AS RUAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ESBURACADAS OU CHEIAS DE MONDRONGOS!
    E O TRANSPORTE COLETIVO DE QUALIDADE? OS ATRASOS DE 20 MINUTOS PASSARAM PARA UMA HORA!
    QUE IRONIA HEIM?

  8. Caro Amigo Serafim Correa,
    Meu nome Osnir de Nazare Gusmao, sou pai de Matheus de Oliveira Gusmao, de 13 anos de idade, portador de DIABETE MELLITUS I, desde os 08 meses de idade, aproximadamente a 05 anos o mesmo esta inscrito no programa de “controle de diabete” da Prefeitura de Manaus, e durante este periodo todo o dia 15 de cada mes recebia 4 (quatro) caixas de tiras de teste no total de 200 tiras para exame de glicemia. Ocorre que desde o dia 15.04 quando estive presente na Unidade de saude sito no Conj. Santos Dumont, no setor Gavso me informando que o Sr. Prefeito Amazonino Mendes, ainda nao havia repassado a verba para a Secretaria de Saude para a compra das devidas tiras, e as que recebi nos meses de Janeiro, Fevereiro, e Marco de 2009 seriam ainda saldo do estoque da sua gestao como prefeito, e me foi oferecido uma caixa com 50 tiras e com vencimento da mesma no mes de abril, enquando nao chegava a nova remessa. estou indignado pois lembro que nas gestao dos prefeitos anterior ao Senhor, nunca tinhamos conseguido exercer este direito, pois o Matheus nao pediu para ser diabetico e nao pode viver sem fazer os exames diariamente. vou voltar novamente dia 04.05 e caso nao esteja regularizado esta questao, vou me municiar dos documentos necessarios e infelismente irei acionar o Ministerio Publico para que se tome uma providencia afim de tentar resolver esta questao. Solito que de enfase a este assunto pois como o Matheus milhares de diabeticos estao a merce da irresponsabilidade deste Prefeito.
    Cordiamente, abracos do amigo,
    Osnir Gusmao

  9. Gostaria de saber porque cortaram o passe estudantil.
    Estudante só pode ir de casa para a escola e desta para aquela? E só pode ir lá uma vez ao dia? E se tiver que fazer um trabalho escolar? E se quiser ir a algum lugar praticar um esporte? E estudante quando quiser ter vida social ai vai arranjar mais dinheiro para o transporte?
    O que fizeram com os estudantes nessa cidade foi a coisa mais torpe e mais lamentável de que se ouviu falar no mundo todo nos últimos tempos! Foi o maior retrocesso, numa cidade com muito dinheiro que trata mal seus cidadãos!

  10. Sereafim:

    em primeiro lugar, não creio que o atual prefeito esteja fazendo essas barbaridades para lhe atingir. É pura incompetência mesmo.
    Em segundo lugar, como já certa vez me manifestei , a dica é fique quieto que esse pessoal vai cair de podre. Por favor, não faça a besteira de ressuscitar essa múmia.

  11. Osnir: o Matheus tem direito a receber as tiras. Volte no posto, vá ao MP, enfim, faça o que a cidadania manda que seja feito, ou seja, reivindique o direito que é seu. E conte com o Blog para tornar pública a sua cobrança. abs. Serafim

  12. É ncessario acrescentar o NIFEDIPINO a relação dos medicamentos que “sumiram” das UBS,e, segundo os funcionarios das mesmas não estará mais disponivel para entrega,aos hipertensos,quanto a vacina contra gripe,na UBS do Vale do Amanhecer,os funcionarios,parentes e amigos dos mesmos liquidaram o estoque as 10:30 do Sabado,dia de lançamento da campanha,e,os beneficiados,nem procuravam disfaçar ao tomar as doses junto aos idosos.
    Ah, quanto aos buracos,só vi taparem os da rua ao lado da feira do Morrinho,onde tem uma Igreja Assembleia de Deus,talvez porque durante a campanha uma turma gritava o nome do candidato Amazonino Prometendo Mendes, na boleia de um utilitario o dia inteiro,em outros locais os novos buracos continuam surgindo ao lado dos velhos, um asfalto de boa qualidade não se desmancharia com as chuvas.

  13. Que tristeza constatar que pessoas como o Sr. Osnir não podem mais contar com a tranquilidade do tratamento ao hipertenso e ao diabético.Este povo sofrido,voltará a consultar-se inúmeras vezes não tendo como comprar sua receita…O médico por si só,não cura…É preciso remédios.Os postos estarão cada dia mais cheios e os médicos mais impotentes.Saudades do remédio fácil…

  14. Curiosidade: o medicamento em questão, o Captopril, tem origem no veneno da Jararaca, serpente peçonhenta do gênero Bothrops encontrada na região Amazônica. Após a descoberta das propriedades da peçonha da serpente por um pesquisador brasileiro, o princípio ativo foi isolado e patenteado por um laboratório americano, a Brystol Meyer Squibb.
    Fonte: Wikipedia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jararaca

Comments are closed.