NÃO FALTOU DINHEIRO. FALTARAM OUTRAS COISAS….

Em 2004, numa eleição muito disputada, fui eleito Prefeito de Manaus derrotando o até então sempre vitorioso e nunca derrotado  Amazonino Mendes. Talvez por isso ele nunca me esqueça.

Assumi em 2005 com muitas demandas reprimidas na cidade, tais como corrigir os salários defasados dos professores,  fazer o concurso da saúde, resolver a pendência do abastecimento de água, dar uma solução ao destino final do lixo, fazer obras viárias inadiáveis, implantar o regime próprio de previdência do servidor e enfrentar a sempre crise do transporte coletivo, para citar apenas alguns.

Não olhei um único instante para trás, muito menos tripudiei sobre os vencidos. Ao contrário. Encontrei uma escola municipal no São José que leva o nome de “Armando Mendes”, pai do Amazonino, que estava caindo. Recuperei e mandei convidá-lo para a reinauguração. Ficou muito bonita, mas ele não foi. Mandou o Deodato representá-lo, que cortou a fita e, em seguida, alegando outros compromissos, retirou-se agradecendo em nome dele pelo meu gesto.

Naquele ano, montou um jornal, o CORREIO AMAZONENSE, que todos os dias atacava a minha administração, inclusive publicando inverdades, algumas vezes tentando ridicularizar-me e sem nunca ouvir o outro lado, regra elementar da imprensa que não é marrom.

Vieram as eleições de 2006 e ele e o Sidney Leite disputaram e perderam para a chapa Eduardo Braga e Omar Aziz. Na campanha disparou sua artilharia contra mim, que não era candidato, o que me obrigou a entrar na disputa apoiando Eduardo e Omar. E com certeza ajudei a derrotá-lo.

Em 2008, de novo nós dois fomos para o segundo turno. Ele prometeu o que sabia não ser possível cumprir. Enganou muita gente.  E ao final venceu as eleições.

Respeitei a vontade do povo, cumprimentei-o e coloquei toda a administração à disposição dele para que fosse feita a transição da maneira mais aberta possível. Tivemos uma conversa pessoalmente na sede da Prefeitura, onde relatei todas as dificuldades inerentes ao cargo, o que estava em andamento, os principais litígios pendentes (em especial o do ICMS envolvendo Coari e o Governo do Estado), entreguei-lhe uma cópia da proposta de Orçamento, dizendo-lhe que ele ficasse à vontade que eu faria as alterações que ele solicitasse, pois era ele, e não eu, quem iria governar.

Tão logo assumiu começou a ficar claro que ele tinha dois únicos objetivos: a) – “matar-me” politicamente, me atribuindo a responsabilidade por tudo que acontecia ou não acontecia na cidade, inclusive alardeando que a Prefeitura estava quebrada; b)- preparar o caminho para deixar a Prefeitura e ser candidato ao Governo do Estado, a exemplo do que fez em duas oportunidades anteriores.

Desmontei uma a uma as acusações. Mostrei e demonstrei que a Prefeitura gozava de boa saúde financeira e que suas contas estavam em ordem. O Tribunal de Contas do Estado confirmou através de relatório o que eu disse, mas ele, seguindo a técnica nazista de Joseph Goebbels, segundo a qual uma mentira repetida mil vezes vira verdade, insistiu e insiste em repetir a mentira.

Passaram-se dois anos, ele não cumpriu nenhuma das promessas mirabolantes que fez do tipo “vou fazer 1.000 creches” e o pouco que fez foi concluir obras que deixei em andamento e com dinheiro em caixa para a conclusão. Passou a dar a desculpa de que não teve recursos.

Hoje com a tecnologia e os mecanismos que a Internet disponibiliza fica difícil enganar alguém. É hora de desmontar, então, mais essa mentira. Acessei no site da STN – www.tesouro.fazenda.gov.br – os dados dos dois primeiros anos do meu mandato e do dele, para compará-los. O quadro abaixo diz respeito às RECEITAS CORRENTES LÍQUIDAS e é o seguinte:

Administração 1º ano 2º ano Totais
Amazonino 1.810.806.556,42 2.108.500.669,48 3.919.307.225,90
Serafim 1.277.260.051,99 1.335.124.377,96 2.612.384.429,95
Diferença 533.546.504,43 773.376.291,52 1.306.922.795,95

Como se vê, ele dispôs a mais do que eu mais de HUM BILHÃO E TREZENTOS MILHÕES DE  REAIS. É isso mesmo:

R$ 1.306.922.795,95

Portanto, não faltou dinheiro. O que faltou foi vontade de trabalhar, competência para gerir, linha de comando, enfim, faltou gestão.

Na semana passada, ao receber a pesquisa que mandou fazer para saber como estava a sua popularidade e que o aponta em 4º lugar na corrida sucessória, ele disse ao seu interlocutor que a Prefeitura de Manaus era “o caixão de qualquer político”.

Desde o dia 1º que a contagem passou a ser regressiva. Já se passou mais da metade do mandato e pelo bem da cidade ele precisa dar uma guinada na sua administração melhorando a gestão, estancando o desperdício, fechando os ralos por onde escoaram tantos recursos.

Não faltou dinheiro. Faltaram outras coisas…

4 thoughts on “NÃO FALTOU DINHEIRO. FALTARAM OUTRAS COISAS….

  1. Sr.Serafim Correa.
    Diz um antigo ditado, que nunca é tarde pra se fazer um agradecimento. Por isso, venho depois de 5 anos lhe trazer esse agradecimento em nome da minha saudosa mãe,Maria Pura Fernandes.Que nasceu na Espanha em 5 de setembro de 1916, mas que se tornou amazonense de coração e batizada na igreja de São Sebastião. Ela foi uma das suas eleitas em 2006 a receber o Título Definitivo do terreno de sua (dela)casa, depois de muitos anos peleja junto a Prefeitura de Manaus.Eu não poderia ficar calado todo esse tempo, sem lhe dar esse agradecimento. E esteja certo, todas às vezes que o amigo disputar um cargo público, lé eu estarei com meu voto. Obrigado de coração. Marius Bell – artista plastico de Manaus

  2. Serafim (desculpe a informalidade),

    Amazonino Mendes é um demagogo. As idéias políticas dele são demagógicas… faço uma analogia com a informática…. assim como um programa que ‘roda’ apenas em windows é incompatível com outros sistemas operacionais… as ações do prefeito Amazonino Mendes também são demagógicas, não rodam mais na cabeça da maioria. Não adianta apenas prometer, é preciso fazer, executar algo, apresentar resultados. Quem não apresenta perde algo mais importante que a popularidade, perde a credibilidade… é isso que ele está perdendo e ainda não tinha percebido! O melhor de tudo é que tudo nos leva a crer que:
    Estamos saindo da demagogia para a democracia… com isso, devemos esperar a saída de gente como Amazonino Mendes e a chegada de alguém que diga que vai construir x creches baseado em uma pesquisa prévia na cidade… que não saia dizendo algo apenas porque os outros querem ouvir aquilo, mas porque sabe do que está falando!!!
    Eu como eleitor espero ansioso 2012!!!

  3. Obrigado Marius Bell. Esse programa foi uma parceria com o Governo Federal e regularizou 25.000 terrenos com menos de 250 metros quadrados e ocupados por familias há mais de cinco anos.
    Manaus foi a cidade brasileira que mais regularizou terrenos. São Paulo foi a 2ª com 4.000.
    Valeu. Vamos em frente.

  4. O Sr. Amazonino Mendes, deveria da mesma forma que anunciou que faria a pesquisa de opinião sobre sua popularidade no dia que levou aquela tremenda vaia,publicar o resultado da pesquisa.O Sarafa ja divulgou o resultado, foi o quarto na proxima sucessão,considerando que so existem 4 pré-candidatos, o dito está em ultimolugar. Vai renunciar conforme prometeu ou vai aguardar o acórdão do TSE?.Seria bom tambem dizer com que dinheiro foi pago a pesquisa,pois a mesma é de interesse pessoal e particular.
    Quanto a ponte Manaus-Iranduba, foi uma boa cartada da construtora, só interliga a ponte se receber suas faturas.Caso não se consiga dinheiro para pagar a conta,vou arriscar uma solução:construir uma balsa bem alta, na altura da ponte para atravessar os carros de um lado para outro, acredito que os turistas que virão assistir os jogos da capa de 2014 vão gostar.

Comments are closed.