Morte de Eduardo: corpos devem chegar até as 22h deste sábado

Do NE10, Com informações de Mariana Dantas, direto da casa da família Campos

Uma missa campal será celebrada por dom Fernando Saburido e outros padres por volta das 10h do domingo / Foto: divulgação/PSBUma missa campal será celebrada por dom Fernando Saburido e outros padres por volta das 10h do domingo Foto: divulgação/PSB

Os corpos do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra e do jornalista Carlos Augusto Percol, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos (SP) na última quarta-feira (13), devem chegar ao Recife entre 21h e 22h deste sábado (16). A informação foi repassada nesta manhã pelo deputado federal Fernando Filho (PSB).

O deputado estava nessa sexta-feira em São Paulo, junto com o pai, o candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho, acompanhando o processo de liberação dos corpos.

» Veja cronograma oficial do traslado, velório e enterro:

Sábado (16)
14h – Liberação dos corpos em São Paulo
16h/18h – Saída dos corpos de São Paulo
21h/22h – Chegada dos corpos ao Recife

Domingo (17)
10h – Missa Campal na Praça da República
16h – Saída do cortejo do Palácio do Campo das Princesas
17h – Enterro

Fernando Filho confirmou que os corpos devem ser liberados às 14h do Instituto de Medicina Legal, em São Paulo, mas o voo que os trará ao Recife acontece entre as 16h e 18h. Os corpos serão trasladados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e deverão levar em média quatro horas para chegar à Capital pernambucana.

Fernando Filho confirmou que os corpos devem ser liberados às 14h do IML-SPFernando Filho confirmou que os corpos devem ser liberados às 14h do IML-SP Foto: Mariana Dantas/ NE10

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara, vão acompanhar o traslado dos restos mortais. O governador João Lyra vai vir para o Recife uma hora antes para recepcionar os corpos.

Quando os restos mortais chegarem ao aeroporto do Recife, serão levados ao Palácio Campo das Princesas, na sede do Governo, na área Central do Recife. O cortejo fúnebre sairá pelas ruas do Recife escoltado por batedores da Polícia Militar.


1 – Dois postos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão montados no local. Um deles em frente ao Palácio do Campo das Princesas e outro dentro do palácio. O serviço é necessário devido ao grande número de pessoas que é esperado na cerimônia;
2 – Nas escadarias do Palácio do Campo das Princesas será montado um palco para celebração da missa de corpo presente em memória dos mortos;
3 – O público poderá acompanhar a cerimônia na Praça da República;
Os pontos vermelhos simbolizam os bloqueios para passagem dos veículos.

O velório deverá durar, em média, 17 horas antes do enterro no Cemitério de Santo Amaro. Eduardo será sepultado junto ao avô Miguel Arraes. Uma missa campal será celebrada pelo arcebispo de Olinda e do Recife dom Fernando Saburido e outros padres, a partir das 10h do domingo.

Carlos Percol será enterrado no Cemitério Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste do Recife, enquanto Severo e Lyra, no Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

A missa de sétimo dia do fotógrafo Alexandre Severo será na Matriz do Espinheiro, Zona Norte do Recife, na próxima terça-feira (19).