Meta 2: O freio de arrumação

reuniaocnjO CNJ estabeleceu dez metas objetivando melhorar o funcionamento do Judiciário brasileiro. A Meta 2 era julgar todos os processos entrados em 2005 até o final deste ano.

Alguns tribunais cumpriram a meta, mas outros não. No final das contas sobraram dois milhões de processos a serem julgados. Quem chegou mais perto de zerar o estoque foi a Justiça do Trabalho que ano a ano vem ganhando mais velocidade. Dos 91 tribunais, 19 alcançaram a meta, mas 72 não.

A partir de janeiro, o CNJ deve dar um novo prazo, mas há quem garanta que o objetivo foi atingido, qual seja, o de ter um ponto de partida, um inventário que vai permitir melhor acompanhamento e novas metas. Um diagnóstico, enfim, identificando inclusive gargalos que em muitos casos não estão no Judiciário, mas no MP, nos advogados ou até mesmo nas partes.

Sobre o tema, clique aqui http://www.conjur.com.br/2009-dez-26/judiciario-nao-cumpriu-meta-dois-milhoes-acoes-ficaram-pendentes e aqui http://www.conjur.com.br/2009-dez-26/merito-meta-nao-foi-julgar-diagnostico-judiciario , vá ao CONSULTOR JURÍDICO e saiba mais.