Marcelo Serafim propõe solução viável para o trânsito de Manaus

A faixa azul,  um Projeto de Mobilidade Urbana,  implementada neste primeiro semestre na cidade, ainda gera discussões polêmicas por parte dos condutores, principalmente, os que utilizam carros.  Com objetivo de reduzir os engarrafamentos nas principais vias, em especial no horário de pico e a insatisfação dos motoristas, foi apresentado pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), nesta quarta-feira (3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM),  uma proposta simples e viável que pode ser a solução para  tantos transtornos.

Da Tribuna o parlamentar  explicou que pode se feito algo eficaz deslocando a faixa azul para as laterais das vias, atendendo aos passageiros do transporte coletivo, porque usarão a faixa da direita  tanto quem está no expresso, quanto quem não está.  Os taxistas, na faixa da direita, vão ser  beneficiados, também, porque nesta faixa que seria expressa poderiam pegar os passageiros  (o que não ocorre atualmente na faixa esquerda) e a faixa central, onde há as linhas do expresso, seria feita uma faixa de rolamento.

“Manaus é uma das cidades do país, sem dúvida nenhuma, das mais caóticas no quesito trânsito. Agora a prefeitura inicia o processo de audiências públicas, sobre este Projeto de Mobilidade, que virá para esta Casa e será debatido de forma exaustiva para que possamos ter um Plano de Mobilidade Urbana para Manaus que satisfaça a coletividade.”, disse.

Ainda sobre sua proposta, Marcelo Serafim esclareceu que a faixa de rolamento abrangeria toda extensão das avenidas: Constantino Nery,  Torquato Tapajós, Noel Nutels e iria embora,  onde tem linha expressa haveria uma faixa de rolamento mutável. “De manhã, no horário de pico rumo ao centro, a faixa serviria para que as pessoas se dirigissem ao centro mais rapidamente, já no final da tarde, no horário de pico inverso, essa faixa  de rolamento seria invertida e as pessoas do centro voltariam para o bairro sem tantos transtornos, desta forma, o Projeto de Expresso do BRT não seria prejudicado e  estaria  mantido, com faixa exclusiva para o ônibus  andar com velocidade razoável dentro da faixa.”, frisou o parlamentar.

Marcelo Serafim ainda destacou da Tribuna que seriam mantidas as três faixas de rolamento na Constantino Nery, indo para o centro no horário de pico pela manhã e rumo ao bairro, no alto fluxo da tarde. “Creio que essa solução não é cara podemos propor ao  prefeito Artur Virgílio  que tem responsabilidade com esta cidade. Não tenho dúvida, esta proposta pode ser viável e diminuiria o embaraço de quem passa nas ruas e avenidas, aonde há as linhas expressas do transporte coletivo que não são poucas. Hoje temos apenas a da Constantino Nery com essa faixa central, até ano que vem, outras faixas serão implementadas e isso trará prejuízos para quem utiliza carro, é óbvio que quem mais transporta passageiros na cidade é transporte coletivo e precisa ser fortalecido, mas não devemos deixar de levar em consideração que conduz carros”, destacou.