Marcelo Serafim defende a chamada dos concursados da Semsa durante homenagem feita pelo Sindicato dos Farmacêuticos

Nesta quinta-feira (23), o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (COMSAU/CMM), vereador Marcelo Serafim (PSB) foi um dos homenageados pelo dia Nacional do Farmacêutico comemorado, no dia 20 deste mês. A solenidade aconteceu no auditório do Disa Oeste, no conjunto Santos Dumont e na ocasião o parlamentar recebeu uma placa concedida pelo Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas (SINFAR/AM) pelos relevantes serviços prestados a categoria principalmente na luta pela chamada dos concursados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O parlamentar que é farmacêutico disse ter ficado feliz com reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele na área da saúde pública.  Ele reconheceu que Manaus tem uma parte laboratorial das mais avançadas do país e aproveitou para agradecer ao Secretário Municipal de Saúde Evandro Melo, por ao final de vários debates, ter se convencido da permanência dos laboratórios distritais ao invés de concentrar todo o atendimento em um só laboratório central.

“Nós precisamos avançar muito e a categoria dos farmacêuticos é insistente, precisamos ter mais acesso dentro da Semsa e das Unidades de Saúde do Estado. Eu lamento e brigo demais quando vejo a Susam contratando empresa ao invés de realizar concurso público, para suprir as vagas de farmacêutico  e de bioquímico. Temos que ter consciência de que a principal porta de entrada para o serviço público é o concurso ”, enfatizou Marcelo Serafim durante o discurso de agradecimento.

Concurso Semsa

De acordo com o Secretário Evandro Melo a 5ª. chamada dos concursados da Semsa deverá acontecer em fevereiro deste ano.  Marcelo Serafim esclareceu que já foram chamados 47 farmacêuticos e faltam chamar mais cinco profissionais,  ainda assim, essa quantidade não atende a demanda. “O senhor,  Dr. Evandro. sabe da importância do farmacêutico nas UBS, peço que chame todos os concursados e que posteriormente junto com a assistência farmacêutica da Semsa se faça um planejamento das ações voltadas para o atendimento da população”, finalizou.

O parlamentar também solicitou ao secretário a chamada dos farmacêuticos bioquímicos, pois há conhecimento de que os profissionais que já trabalham, estão sendo sondados para serem transferidos de um laboratório a outro, e o ideal segundo Marcelo Serafim seria suprir essa falta não com a transferência de servidores, mas com a chamada dos concursados.