Mapa do Tesouro

Por Marcelo Ramos:

Todos que têm alguma intimidade comigo, aqui incluídos os que lêem os meus artigos, sabem o quanto a morte do meu pai e da minha filhinha são fatos marcantes e até hoje presentes. A saudade, as lembranças, a dor, vira e mexe afloram na forma de choro ou de palavras.

Nunca fiz desses sentimentos um fardo. Carrego-os comigo com quem carrega um mapa do tesouro. Não pesa nada, serve de guia da caminhada e renova as esperanças a cada passo. É o tesouro da vida. Não é composto de ouro e prata, é sim de amor, tolerância, caridade, compaixão.

Assim, acordo, pego o mapa da das lembranças e da dor e vou caçar os sonhos de uma vida com sentido, o sonho da construção de mundo melhor , o sonho de fazer-me instrumento do bem e da justiça.

Todos os dias saio à caça do tesouro e, quando abro o mapa, lá estão as minhas saudades, os meus sofrimentos, mas também os meus amores e as minhas alegrias. Lá estão pessoas que sofrem pela maldade e brutalidade de homens maus, mas também estão as almas caridosas.

São as dores da vida que levo comigo e, por contraditório que pareça, são elas que me guiam pela busca da felicidade, porque foram elas que me ensinaram o que é o amor, a saudade, foram elas que me ensinaram a agradecer e valorizar tudo que tenho.

Pode ser que nunca encontre esse tesouro e talvez essa seja a grande felicidade. A felicidade de viver a procurar o amor, a tolerância, a caridade e a compaixão. A felicidade de viver procurando fazer o bem. A felicidade de ser digno de orgulho pros meus filhos e pros que me querem bem. A felicidade de viver a ilusão de um sonho bom.

Chego nessa etapa da vida certo de que nessa procura pela felicidade, tão belo quanto o destino é a própria caminhada. E sigo em frente. Sigo em frente todos os dias e a cada dia mais forte e certo de que devo caminhar nos caminhos dolorosos da verdade e da bondade, sem cair na tentação dos atalhos da vaidade e da ganância.

Todos temos as nossas dores e as nossas angústias. Você já pensou que o que você chama de fardo pode ser o seu mapa do tesouro?