Manaus: Relembrar é viver

Recebi por e-mail do prof. José Cyrino, a quem agradeço, e divido com todos vocês estas fotos da Manaus de algumas décadas atrás (anos 50). Quem estiver na faixa dos sessenta vai se lembrar muito bem dessa cidade pacata e tranquila que era Manaus na nossa infancia.


A avenida Eduardo Ribeiro, vista do Instituto de Educação do Amazonas – IEA


As avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro


A fachada do Teatro Amazonas


Balneário no Parque Dez de Novembro


A Praça da Matriz


O prédio da sede dos Correios


A sede do Atlético Rio Negro Clube

16 thoughts on “Manaus: Relembrar é viver

  1. Olhando estas fotos , Manaus parecia um lugar mágico e confesso que nao reconheci alguns lugares a nao ser pela legenda, e posso dizer que preferia Manaus desse jeito que era antigamente, apesar de nao ter nascido nessa epoca . Parabens Serafim por divulgar estas fotos para pessoas que nao sao dessa epoca ( como eu ) terem uma noçao de como Manaus era tao bonita quanto hoje. Inclusive peço permissao para por estas fotos em um trabalho da faculdade.

  2. Prefeito na sua campanha havia um jingle que dizia “Manaus é uma cidade linda prá se viver…..”; me permita dizer, Manaus era uma cidade linda. O grupo político que tomou conta de nossa cidade, simplesmente desfigurou-a. Já salvei as imagens e vou mostrá-la ainda hj para o meu pai. Que saudades do balneário do P-10 e que ainda possuia um jardim zoológico, da ponte da Bolívia, do tarumã. Hoje tudo poluído por conta das invasões.

  3. Prefeito,

    Ainda lembro do cafezinho do tabuleiro da baiana que tomávamos no pires porque era uma tradição.

    Temos que agradecer o fim de toda esta bela época ao decreto que criou a ZFM. Infelizmente os governantes daquele tempo não tiveram a sensibilidade de saber que mais tarde tudo aquilo seria histórico… uma pena!

  4. kraca!!!! descupa pela expressão…
    Mas manaus era muito linda.
    Apesar de hoje ela esta depredada como esta, ela continua com sua beleza…Nada comparada como antigamente… vejo estas fotos e fico emocionada de ver a beleza da cidade de manaus com o ar de tranquilidade que ela passava, e olho agora a cidade com uma beleza inferior, não progredindo em quase nada.
    descupe falar assim mas não sou dessa apoca de “50” mas me assustei em ver estas fotos e olhar a manaus que tenho hoje com vastos problemas. Sarafa ainda sou jovem e gostaria de ter essa manaus das fotos onde tudo era belo e sem o caos que é hoje…
    peço descupas se algum momento fui indelicada nas palavras, mas é revoltante ver a beleza da nossa cidade cada dia a mais ser destruida.
    obrigado por dividir esse momento ainda que seje por fotos mas quardarei com muito carinho na lembrança a manaus que tinhamos.
    SALDAÇÕES SOCIALISTA

  5. Parabens pelas fotos que voce colocou no seu blog, lindas fotos de nossa Manaus, um grande abraço deste amazonense que hoje mora em Fortaleza

    Manoel Aguiar Ribeiro

  6. Querido Serafim,
    Ainda estou na faixa dos quarenta, mas revirei o álbum de recordações que há dentro de mim, quando vi a foto do balneário do Parque Dez, pois lá era a áre de lazer preferida do meu pai e ele me levava sempre com ele, além do banho também tinha uns bichinhos, um mini zoológico… não era?!

  7. Sim Dora. O Parque Dez de Novembro foi o balneário da cidade até os anos 70. Depois ficou inviabilizado por conta da poluição que deixou a água contaminada.
    É bom lembrar que esse nome é uma homenagem ao Estado Nacional criado por Getúlio Vargas e refere-se ao dia 10 de novembro de 1937 quando foi dado o golpe de estado que implantou a Ditadura Vargas que durou até 1945 com a redemocratização e a Constituinte.

  8. Prezado, estou para decidir por uma proposta de trabalho para Manuaus. Estou com algumas dúvidas e gostaria de trocar informações com alguém que podesse me ajudar. Quem vcs podem me indicar?

  9. Prezado Serafim, estou fazendo um trabalho sobre o balneário do parque dez e confesso que fiquei pasma com as fotos, nossa como Manaus já foi belíssima. Muito obrigada por compartilhar coneosco essas fotos. Que Deus te ilumine hoje e sempre!

  10. O crescimento populacional da cidade de manaus entre as decadas de 70 a 2000 tornou a cidade uma metropole “desordenada” destruiram os espaços de lazer publico, soterraram os igarapés e poluiram os demais. Eu me pergunto a onde foi parar a sustentabilidade ambiental e social.

  11. O crescimento populacional nas decadas de 70 a 2000, em detrimento do desenvolvimento e geração de emprego, tornou a cidade de Manaus em uma Metropole insustentável.
    dA qualidade de vida na cidade de Manaus é diretamente proporcional as renda. Os balneários públicos foram soterrados, transformados e prédios ou estão poluídos.

  12. Nossa!
    muito obrigada por compartilhar essas fotos, acrescento que essas fotos são válidas para todas as gerações. Gostei muito de ver essas fotos, que mostram o passado tão belo da nossa cidade, que ainda continua bonita, algumas áreas maltratadas, é verdade. Essas imagens servem para sensibilizar a respeito do cuidado que o poder público e a coletividade devem ter com as paisagens da cidade.

  13. Sarafa, realmente vejo que o Sr é um homem saldosista (se assim que se escreve) em relação a nossa cidade e eu compartilho com Sr desse sentimento. Sei que é um homem exemplar e que gosta muito dessa cidade, mas como prefeito esperava mais de Sr. Quando votei no Sr achei que o Sr iria revolucionar a maquina publica e realmente valorizar a cidade, não só no aspecto fisico/estetico da cidade, mas também em beneficios para o povo.
    Preifiro acreditar que a burocracia, os deputados, e varios outros motivos impediram o Sr de realizar mais coisas, pois pensando assim ainda cintinuo admirando sua pessoa como um apaixonado por Manaus. Creio que esse não é pensamento somente meu mas também da maioria das pessoas que o elegeram, senão sua reeleição seria eminente. Peço que se um dia for eleito novamente, tente demonstrar pra população o grande amor que o Sr tem pela cidade, com ações e não apenas palavras.

Comments are closed.