Manaus: os números falam por si

Durante os quatro anos em que estive na Prefeitura de Manaus dei o melhor de mim no sentido de bem gerir as finanças municipais. Qualquer dona de casa sabe da importância de se manter as contas equilibradas. Ninguém pode gastar além da conta. Por isso, respeitei sempre os limites da Lei.

Em janeiro, para minha surpresa, fui atacado pelo atual Prefeito, que procurou vender a imagem de que a situação era de “quebra”.

Não era, como não é, verdade.

Tomei, então, a iniciativa de pedir ao TCE um levantamento completo dos números desde 1993 para que, sem emoção, pudesse disponibilizá-los a todo povo de Manaus. O pedido pode ser feito por qualquer cidadão que tenha interesse pessoal, nos termos do artigo 5º, XXXIV, “a” e “b” da Constituição Federal. O TCE deferiu meu pedido, no período de 1998 a 2008.

Ontem recebi o bom e detalhado trabalho elaborado pelo TCE. Busquei os dados de 1993 no balanço publicado à época. E abaixo seguem quatro tabelas auto-explicativas.

Não preciso dizer uma única palavra para mostrar que os meus indicadores são muito melhores do que os de 1993, último ano em que o atual Prefeito foi Prefeito.

Os números falam sozinhos. Vejam:

quadros-pmm

pagtosdivconsol

Obs:

  • LRF = LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL;
  • RCL = RECEITA CORRENTE LÍQUIDA;

DADOS DE 1993:

  • RCL = 13.973.000;
  • DÍVIDA CONSOLIDADA = 20.780.000;
  • RESTOS A PAGAR = 6.324.000.

Fonte: Balanço de 1993.

Reitero aqui o que disse quando passei a Prefeitura ao atual Prefeito. Não torço contra a cidade. Desejo-lhe êxito na sua missão, mas pra isso ele precisa ajudar. Precisa começar a trabalhar, dar uma basta na guerra de egos entre alguns de seus secretários e parar de jogar pedras pra trás, buscando uma justificativa para o não cumprimento das suas promessas de campanha.

Continuo dando um tempo para que ele comece a trabalhar. Ele não pode esquecer que em 2004 o povo me elegeu Prefeito e a ele fiscal do Prefeito. Agora, os papéis se inverteram. Que ele cumpra o dele. Eu cumprirei o meu.

E como diz o Pedro Bial: dêem uma espiadinha nos números. Eles falam mais alto.

Nota: ainda hoje, disponibilizo as páginas do relatório do TCE, solicitado por mim, assim como dados do balanço da Prefeitura de 1993, aqui no blog.

39 thoughts on “Manaus: os números falam por si

  1. O que fizeram com o Prefeito Serafim foi uma indignidade.
    Nunca vi na história política recente uma postura tão civilizada na transição de um mandato para outro , quanto na gestão passada.
    O Prefeito Serafim abriu as portas da Prefeitura , facilitou a vida do prefeito eleito , inclusive assumindo medidas impopulares e com as quais ,acho até, ele pessoalmente não concordava ( como no caso da redução da % do orçamento destinado a educação e inclusão do Bolsa família Municipal no Orçamento) , tudo para não criar embaraço à nova administração , numa atitude democrática ,respeitando a vontade popular que trouxe de volta o Prefeito eleito ao Poder.
    O que recebeu em troca? Todo tipo de insinuação e ataques . De repente a prefeitura estava quebrada , os ovos estragados e não se podia ver nada de positivo na administração Serafim…
    Os ataques foram tantos e tão virulentos , que não pude deixar de pensar que foi uma estratégia política , ou uma boa desculpa para não cumprir as promessas mirabolantes da campanha.As eventuais promessas não cumpridas podem afinal ficar por conta da suposta situação caótica da Prefeitura recebida da gestão anterior…
    Quanto barulho o Prefeito Serafim poderia ter feito , com razão ,quando recebeu a Prefeitura do Sr Carijó?
    Mas entre ficar olhando pro retrovisor e arregaçar as mangas e trabalhar ele preferiu a segunda opção.
    O prefeito SERAFIM entregou uma prefeitura sem grande capacidade de investimento é certo , pois não teve ajuda estadual ou mesmo federal , para gerir a cidade , e levou rasteiras de todo tipo ,mas entregou uma obra relevante , as contas em ordem, sem salários atrasados e dívidas ( muitas Herdadas) proporcionalmente menores que outras gestões ou se comparadas com outras capitais e perfeitamente pagável dentro do orçamento…
    Bom , fiz o desabafo.
    É isso ai , meu querido Sarafa , continue utilizando este espaço para restabelecer a verdade em respeito aos seus mais de 300mil Eleitores.
    Forte abraço!

  2. Infelizmente, este é o tipo de manchete que os jornais, que se dizem imparciais, não teem interesse em publicar.
    Seria bom pro povo o ter conhecimento de quem é quem e como cada um trata o dinheiro publico.
    Mas, o tempo é o senhor da verdade.

  3. Serafim,

    bons números. Por incrível que pareça, fico triste ao ver que o atual prefeito dirige a cidade olhando para o retrovisor. Quem não olha pra frente, bate o veículo.

    Torçamos para que isso não aconteça, afinal de contas, estamos todos aqui, sentadinhos, de olhos arregalados, vendo para onde o motorista irá nos levar, nesse trânsito louco… Será para o Tarumã? Para o Alphaville? Me alegraria que fôssemos ao Parque Ponte dos Bilhares, e você?

  4. Sr.Serafim
    Não podia esperar o contrario, pessoa como você ética, só me resta dizer EU JÁ SABIA, parabéns pelo blog, sinceramente já estava com saudade, que Deus lhe abençoe a proteja sempre.

  5. Meu querido Sarafa, claro que toda a Manaus sabe que vc é o cara, mas, como eu sempre digo, só sabe as pessoas inteligentes, porque o que tem de gente tapada nessa Manaus, não é brincadeira.
    Só pra o senhor ter uma idéia, tinha colegas meus que falava assim: “Nesse homem eu não voto mais, nem pra presidente de bairro”, só pro senhor entender, o cara ganhava bem,só porque foi tirado uns trocados dele, ele esdava mordido, mas mal sabia ele o que o futuro guardava.
    Resultado, o atual prefeito tirou muito mais dele, agora é sério, o cara ta quebrado.

    O POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE, DO MESMO NÍVEL, COMO DIZ O TIRIRICA: }}ôôôôôô POVO FEIO.

    UM ABRAÇÃO.

  6. O relatório elaborado pelo TCE deixa claro a real situação da dívida da prefeitura, e sua porcetagem em relação a receita. O problema do atual gestor municipal, é que este ainda está amarrado às velhas práticas políticas, cujo principal objetivo é sempre atacar seus adversários, sem, contudo, apresentar nenhuma prova do que alega. Essa sempre foi a conduta do atual prefeito, e pelo visto ele não mudou nada. Mas a sociedade mudou, os tempos são outros…

    Parabéns pelo blog!
    Um abraço Sarafa!

  7. Eu já sabia que os seus indicadores eram melhores. Contudo, caro amigo, as urnas já falaram. Sendo assim, apenas lamento, o fato do Senhor ter dado tão pouca atenção a sua comunicação com a população, enquanto esteve no comando da Prefeitura.

  8. Valeu Sarafa, gostaria que esta notícia tomasse notoriedade como as que são feitas contra o senhor.
    Agora a mascara caiu, Manaus está sendo administrada apenas com mentiras e promessas que nunca se cumprem.
    Vai trabalhar Mazoca.
    Ta lento, muito lento.

  9. Pra mim esse relatorio não me mostrou nenhuma novidade, eu ja sabia disso, sempre acreditei na sua competencia e integridade.
    Valeu Serafim!

  10. PARABÉNS, SERAFIM PELA JUSTIÇA ALCANÇADA, ESPERO QUE ESSES NÚMEROS NÃO FIQUEM RESTRITOS A ESTE BLOG, MAS QUE OS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO(OS MESMOS QUE O ACUSARAM)PUBLIQUE-OS TAMBÉM.
    “A JUSTIÇA NEM SEMPRE TARDA E NEM SEMPRE FALHA”.

    UM ABRAÇO.
    DANIEL.

  11. todos nos ja sabiamos disso querido ex-prefeito!!!!
    so lamento so senhor ter perdido a eleicao por um simples kit de cesta basica.
    infelizmente o povo manauara e ignorante(apesar de ser manauara).
    se em 20 anos no poder nao fizeram nada
    como podem fazer em 4anos?

  12. Serafim, você sem duvida nenhuma foi um ótimo administrador quando esteve na PMM, porém não foi tão bom político assim…as vezes eu e minha família na hora do jantar ficavamos nos questionando sobre certas coisas que aconteciam dentro de sua sua admministração…vou lhe dizer algumas que eu e um grande grupo de amigos meus não concodavam com vc
    1) Pq deixar o Paulo Farias com duas secretarias tão importantes nas mãos???
    2) Pq deixar o “Fabinho” com 2 secretarias tão importantes nas mãos???
    3) Você acha o Fernando Hubert um grande articulador??? A galera da UFAM, UNINORTE, CIESA e NILTON LINS não acham!

    OBS: Deixo bem claro que não tenho nada contra nenhuma dessas pessoas que citei…mas vc pagou muito caro por alguns erros graves que eles cometeram…Vc perdeu o controle por um momento e isso custou muito caro não só pra vc mais tbm pra uma grande população de Manaus que votou e vota em vc…

    Abraço e espero que leia e aceite as criticas de forma amistosa…heheh

  13. Todos já sabiamos do resultado de sua solicitação junto ao TCE, postura de cidadão ético e honesto o Sr. foi em sua administração enquanto prefeito e assim será agora como cidadão fiscal do atual prefeito. Seja sempre honesto e não faça como seu ex-prefeito que se vende barato na Câmara e ainda vem com discurso funebre da cidade que ele ajudou a administrar por 4 anos. Abraços.

  14. A verdade vem a tona mais uma vez, espero que desta vez o Prefeito Amazonino Enrolando Mendes, começe a trabalhar e esqueça de você Serafim. Será que ele ainda não descobriu que você é casado e muito bem casado! ta na hora dele sair do palanque e correr atras do prejuizo o tempo dele ta se esgotando.

  15. Não quero ser repetitivo, mas acho que não tem jeito. As pessoas com o mínimo de discernimento já sabiam das mentiras assacadas contra tua administração.
    Cedo ou tarde a verdade viria à tona. O lamentável é que a tua correção não foi completamento perceptível ao eleitorado. Parabéns.

  16. A dignidade, a hombridade e o bom caráter são virtudes que o homem não compra. São adquiridas apenas por meio da conquista, e você demonstrou mais uma vês que, suas virtudes foram adquiridas por meio da conquista.

    Parabéns SARAFA .

  17. parabés Sarafa, estes numeros demonstram competência, TRANSPARÊNCIA, seriedade, honestidade.Até dezembro de 2008 eu tinha a cara do meu prefeito (sarafa), agora tenho vergonha de me olhar no espelho. Sou eleitor e o Sr. pode contar com meu voto.

  18. OS NÚMEROS NUNCA FALARAM POR SI. ESSA PESQUISA AINDA ESTÁ NA FASE DE COLETA DE DADOS. FALTA O LEVANTAMENTO DAS OBRAS E OUTRAS AÇÕ0ES REALIZADAS POR CADA PREFEITO. E PARA FINALIZAR, CRUZAR ESTAS INFORMAÇÕES E ANALISÁ-LAS.
    PODE-SE, AO FINAL, CONCLUIR QUE ALGUM ADMINISTRADOR GASTOU MENOS RECURSOS PORQUE PRODUZIU MENOS.

  19. O atual prefeito não se conforma como o Serafim administrou Manaus, visto que, algumas conquistas, como a transparência, ele terá que seguir senão o povo não o perdoará. Transparência e independência é isso, é não ter medo de ser investigado. Parabéns Serafim e conte com o meu apoio para as próximas ocasiões.

  20. Dona Vânia está de volta aos blogs?
    Logo ela que era tão fervorosa antes e depois das eleições…Valeu as nomeações…Por um tempo ela sumiu.
    Quanta incoerência. Afirma na primeira frase e gera dúvida na última.
    Um abraço tia Vânia.

  21. Fico extremamente feliz por receber estas noticias que alias eu ja esperava. Fique ciente de uma coisa o senhor fez o melhor que pode por Manaus e seu povo. O senhor é exemplo de dignidade familiar e pessoal. Tudo ainda haverá de ser reparado no futuro não muito distante. Manaus de Fabio Lucena, de Francisco Queroz, de Jeferson Peres, de Alvaro maia, de MARIO Ipiranga e tantos homens honrados da sua espirpe não pode prescindir da sua inteligencia e competencia para governá-la mais uma vez. O futura a Deus pertence. Deus lhe abençoe sarafa.

  22. Serafim a verdade sempre vem a tona, pena que os meios de comunicação de nossa cidade não dão a mesma enfase a noticias a seu favor, ao contrario quando a noticia lhe é desfavoravel e caluniosa,ai sim todos os jornais e tv destinam as paginas principais e o horario nobre para lhe atacar.O jornal Acritica de hoje apesar de lhe dar uma pagina,ainda deu uma manchete tendenciosa, ao dizer que o Sr.utilizou os numeros do TCE para atacar os adversarios politicos,quando o atual prefeito lhe ataca graciosamente, os jornais ficam dias repetindo a noticia com destaque.Quanto ao Amazonino já sabemos qual a forma dele fazer politica,é jogando a culpa nos adiversários como forma de não cumprir as promessas de campanha, alias estamos aguardando as carretas da internet nos bairros bem como,a bolsa escola para os universitarios. Parabens Sarafa, todo vez que este prefeito o acusa de mal administrador, vc o desmasca, ou seja é mais uma medalha a seu favor.

  23. Aprovo sua atitude Serafim, não pode se curvar a essas acusações infundadas desse grupo político arcaico, ultrapassados e cheio de vícios. Tem sempre que rebater com números e com boa fundamentação, eles fazem acusações verborragicas sem conteúdo algum.

    O que faltam pra eles desse grupo é leitura e conhecimentos técnicos, pois para eles pra governar basta fazer as promessas totalmente descabíveis que o atual prefeito fez.

    Estamos com você e passei a admirá-lo mais ainda pelo fato de ter sido coerente durante sua administração e por não ter se curvado a presssões, talvez se você tivesse agido dessa forma a reeleição seria certa, mas você governou a cidade de acordo com suas concepções com o intuito de romper com 20 de administrações escusas.

    Um abraço!

  24. GECA ,

    É MUITO FÁCIL ENGANAR VOCES COM DADOS NUMÉRICOS. EU TENHO MUITA EXPERIÊNCIA COM PESQUISAS E, CONFUNDIR-ME É MAIS DIFÍCIL.

    EU NUNCA SUMI DOS BLOGS. VOCÊ TALVEZ NÃO TENHA LIDO AS MINHAS POSTAGENS. CONTINUO SEM NENHUM CARGO E MUITO FELIZ.

    PORÉM, OBSERVO, COM CONSTRANGIMENTO, A LUTA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO PARA COLOCAR ESTA CIDADE EM ORDEM DESPOIS DE UM FURACÃO QUE DUROU QUATRO ANOS.

  25. Sarafa parabéns. Só fico triste em saber que ainda existem pessoas que ainda acreditam na história do “ELE ROUBA MAS FAZ”. Mas tudo isso vai chegar ao fim. Um abraço Sarafa !!

  26. Vânia, Não precisa nomear você para que você seja cooptada, corrompida fique de mãos atadas por causa do rabo preso, para isso nomear seus parentes, só olhar os sobrenomes, ou citar um certo tadros advogado. deixe de hipocrisia e para com essas ilações sem sentido que vc tem feito.

  27. Enganar-me com números? Dados do TCE são pesquisas? A senhora sei que não fora nomeada, mas…Abraço.

  28. Engraçado o posicionamento de certas dondocas agora, depois de envolvimentos com pessoas ligadas ao atual prefeito vim querer sujar a administração anterior e ainda por cima pasmem se achar uma boa pesquisadora que trabalha com dados kkkkk.
    Ei dondoca vai desfilar a tua fortuna de mentirinha noutro lugar, pois aqui voce nao vai se dar bem sua vendida
    As cachorras ladram e a caravana passa , quem é honesto e transparente é ate o fim
    e nao esse tipinho de prefeito atual e suas acessoras dondocas

  29. Muito bem Sarafa, mostre para o povo quem realmente governou Manaus com coerencia. Fazer promessas e facil agora fazer é o problema o eleitor está esperando as carretas com a internert, os alunos do intermediario estão esperando as escolas particulares.
    No horário eleitoral ele dizia que vc era lento agora é ele que está quase, quase não está parado.
    Quando isso o povo sofrer, os funcionários (RDA) não receberam em fevereiro, quem vai pagar as contas desses pais de familias,agora querem que eles trabalhem como voluntários, por que os secretários e subsecretários não abrem mão dos seus salários e trabalham como voluntários.
    Fazer festa com o bolo do vizinho é fácil.

    ACORDA MANAUS…….

  30. Serafim, você depois que o Senhor Jeferson Peres veio a falecer, ficou como única oportunidade eleitoral, onde a coerência, a honestidade estão correlacionados. Por isso voto em você, e até que me provem o contrário vou continuar votando!!!!
    Parabens Sarafa,pela eloquência!!!!!!!!!!!!
    E que Jesus ilumine seus caminhos!!!!!!!!

  31. Esse Sr. Amazonino é assim desde de sempre ataca as pessoas falando mal e tudo mais sem nenhuma prova documental, e quando vem a prova do contraditorio como este doc do tce ele fica com kara de lezo e dis que nao vai responder!ele é da galera do bate corre ataca e depois que da uma de coitadinho isso ja é uma estrategia dele foi assim na campanha da tv onde el falava mal da adm e depois qdo se colocava a verdade ele se calava, que pratica horrível de fazer politica pare com isso maluf do amazonas!!!!respeite a pessoas!!

  32. Parabéns SARAFA pela publicação desta!!!
    As coisas em Manaus não estão do mesmo jeito não! Depois da vinda do CNJ nesta capital as pessoas que estão afrente dos poderes judiciários estão fazendo valer mais rigorozamente, prá que, que estão ali: MOSTRANDO A VERDADE E FAZENDO JUSTIÇA!!
    Nova eleição do TRE se aproxima, no que somos favoráveis!
    Ah… parabéns ao Presidente do TJA do Amazonas e ao CNJ!!

    Que pena… não deu certo a manobra que o atual presidente tentou fazer para ser reconduzido ao cargo…

    Tô de olho….

  33. A professora Vania Tadros, como comentarista de indicadores de endividamento, é uma excelente professora de História. Não entende absolutamente nada de Administração Pública.

    Parabéns Sarafa pelos números e pelo blog.

    Marcelo Magaldi

  34. MARCELO MAGALDI,

    NÃO O CONHEÇO E PORTANTO NÃO SEI A SUA PROFISSÃO. PORÉM, PELO QUE ESCREVEU, NÃO DEVE CONHECER O LEQUE DE ABORDAGEM DA HISTÓRIA CIÊNCIA.

    SERAFIM, PPR FAVOR PUBLICA, AS MINHAS DEFESAS. ESTÁS ME DEVENDO UMA RESPOSTA PARA O SANDRO MONTEIRO.

    NÃO ACREDITO QUE CRIASTES UM BLOG SÓ PARA TE ELOGIAREM. AFINAL, ÉS UM HOMEM PÚBLICO!

  35. Cara Vânia Novoa Tadros, uma das regras do blog é a de não permitir que leitores troquem ofensas entre si. Outra regra impede que se transforme o espaço dos comentários em sala de bate-papo. Não é o seu caso com o Sandro. Por via das dúvidas, já que ambos trocaram adjetivos pejorativos entre si, optei por não publicar os comentários de ambos. Continuo devendo a publicação das regras, o que vai facilitar bastante a convivência entre todos aqui.

  36. Sarafa, me desculpe pelas palavras exaltadas, e a senhora Vânia Tadros também peço desculpas. Mas infelizmente não consigo ficar de mãos atadas ao ouvir comentários lastimáveis, que soam com um ar de uma falsa intelectualidade. Desculpas Sarafa!!!!!

  37. Aliás, a Professora Vánia Tadros me conhece sim, ou será que ela já esqueceu das contrariedades levantadas por mim em relação as suas salientações em relação a assuntos em sala de aula!!!!
    Faz tempo, mas ainda lembro muito bem da senhora!!!!!
    Sou Eng. Mecânico, mas sou formado também em Geografia e Psicologia!!!!!
    Mas nenhuma formação secular Professora Vánia, por maior intelectualidade que possa prover a um ser, faça com que o homem seja honesto, mas sim uma família estruturada!!!
    Por isso defendo o Serafim, pois conheço sua história!!!! Abraços e me desculpe pela exaltação!!!!
    Que Jesus ilumine seus caminhos!!!!!!!

Comments are closed.