Manaus meu amor

Por Marcelo Serafim:
Manaus minha terra querida, hoje o sentimento de felicidade reina absoluto em meu coração, muita alegria por comemorar os 344° de teu aniversário. Tenho convicção ser este sentimento compartilhado por todos os manauaras e por aqueles que o são por escolha quando resolveram adotar a nossa ‘cidade sorriso’ para viver e assim contribuir para o seu desenvolvimento econômico e cultural.

Parabéns a todos, temos muito a comemorar. A começar pelo privilégio de vivermos em um lugar com uma natureza exuberante que atraí a atenção de turistas do mundo. Uma culinária marcante com sua variedade de peixes, temos a caldeirada de tambaqui, o jaraqui frito nosso de cada dia, o nosso bodó, além de uma variedade de frutas. Nossa cidade tem cheirinho de cupuaçu, de tucumã e a nossa farinha, maninho? Uma delícia e não posso deixar de citar a nossa tapioca com seus diversos recheios vendidos nas bancas e feiras espalhadas em todos os bairros.Manaus, terra dos meus sonhos, dos barés, do pescador e de um povo trabalhador. Meu orgulho por ti é imenso, afinal, minha família faz parte desta história também. Meus antepassados construíram aqui histórias de lutas, glórias e de muito trabalho. Meu querido avô, Armindo Esteves da Eira, homem simples, de origem humilde que veio muito jovem para Manaus ganhar a vida, começou  vendendo pães, anos depois, iniciou junto com seu irmão e amigos uma pequena empresa que mais tarde seria conhecida de todos e se tornaria uma das grandes referências no ramo alimentício do Estado. Quem nunca comeu aquela famosa ‘bolacha de motor’ da fábrica Modelo? Hoje, a empresa ainda é tocada por um tio e primos.

Estou contando um pouco da história do meu avô porque simboliza a de milhares de pessoas que vieram para esta terra e juntos ajudaram a construir uma Manaus melhor. A cidade que tanto nos oferece, ganha hoje um presente maravilhoso que é a reinauguração do tradicional e histórico Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro antigo. Nosso rico artesanato e nossos artistas das sementes, das madeiras e da criatividade terão ainda mais visibilidade com a venda destes produtos no Mercado. O que fazemos por ti ainda é pouco, diante de tanta coisa boa que nos oferece. Parabéns Manaus nós te amamos!

Até quinta!