Lula vai de Ciro

Ciro Gomes e Lula
Ciro Gomes e Lula

Transcrevo abaixo, sem fazer qualquer juízo de valor, apenas em homenagem à pluralidade, o artigo publicado na “Folha de São Paulo” de hoje de autoria de Marcos Nobre.

Lula vai de Ciro

A estratégia parecia boa. Lula usou sua enorme popularidade para antecipar a disputa presidencial em mais de dois anos e impor uma candidata e uma estratégia em que a eleição seria um plebiscito sobre seu governo. Não deu certo. Essa estratégia só teria chance de funcionar em um confronto direto e único. E esse cenário já não existe: Ciro veio para ficar. Ainda assim, Lula continua insistindo na mesma estratégia.

Quer agora selar o quanto antes o apoio do PMDB. E tenta neutralizar Ciro. No final, Lula pagou e vai continuar a pagar um preço extorsivo pelo apoio do PMDB. Conseguirá essa aliança. E a candidatura Dilma será abandonada pelo PMDB assim que começar a patinar. A lógica tradicional do sistema político se impôs. Conforme o calendário de Brasília, só um ano antes da eleição o quadro sucessório começa a ficar um pouco mais claro. A fidelidade partidária virou piada: nem precisou do disfarce de uma reforma política. Como poças depois da chuva, aparecem as legendas-estacionamento, com políticos esperando o desfecho para aderir à candidatura vencedora.

Enquanto o PT conseguiu apenas filiações simbólicas -como as do empresário Ivo Rosset e do ministro Celso Amorim-, o PSB atuou como se já estivesse fazendo coalizões de governo. Ignorou os desdobramentos da Operação Castelo de Areia da PF, que envolveu seu mais novo filiado, Paulo Skaf.
Não tomou conhecimento das críticas generalizadas à atuação do ex-secretário da Educação Gabriel Chalita.

Esse contraste fica ainda mais dramático quando se vê que Lula perde a cada dia o poder de influenciar as sucessões estaduais. Com a consolidação da candidatura de Ciro, os palanques estaduais vão se pulverizar. A lógica do cada um por si vai acabar se impondo. Até seis meses atrás, Dilma teve chances de conseguir que Ciro fosse candidato a vice em sua chapa.

Hoje, pode no máximo pretender ser vice de Ciro. Porque Ciro reconheceu o óbvio: que o candidato da oposição é favorito. E Ciro é o autêntico anti-Serra. Tem muito mais legitimidade que Dilma para fazer o confronto no campo do governo FHC, que é para onde pretende levar Serra.

Ninguém tem a mais remota idéia de onde estava Dilma durante o governo FHC. Ciro esteve na posição chave de ministro da Fazenda no final do governo Itamar. E foi crítico do governo FHC durante oito anos. Dado seu estilo, sua defesa do governo Lula no confronto com o governo FHC terá ares de confronto histórico. E, no final, não vai restar a Lula outra opção que não a de aderir à candidatura de seu ex-ministro.

14 thoughts on “Lula vai de Ciro

  1. Sarafa, estamos com você nas eleiçoes para governador….vc é o cara. mais por favor quando vir para governo trabalhe nas vias de manaus. isto é prioritario para o povo.

  2. E o mais importante é que Ciro é ficha limpa!
    Tô no barco, de arco e tarco. Tem que dar pra fazer barba, cabelo e bigode. Parabéns pela visão política!! e meus sentimentos a família pela passagem da sua sogra!

  3. ciro tem de conter o verbo o eleitorado é consevador em muitas atitudes e aquela frase sobre o papel da mulher dele na ultima eleicao presidencial que ele concorreu minou a candidatura dele e o fator que dizem ele ser critico aos tucanos nao é bem assim no ceara ele e tasso comem no mesmo prato.E pra nós isto pouco interessa pois o bloco que o apoiou sarafa na ultima conta com dem e psdb e com certeza o elegeremos governador artur senador .Sou marina presidente o resto sao loucos ou dementes.

  4. as reportagens da folha nao contam, pois tudo que for contra dilma, tipo enaltecer ciro em detrimento do poder de lula de transferir seus votos para dilma, eles o farao. qualquer coisa serve para atingir lula; crise da marola, honduras, desacreditar o ENEM sem revelar que a grafica Plural pertence a folha, taxar o bolsa familia de esmola, criticar investimentos do governo nos movimentos sociais, tentar criar cpi do mst, derrubar a petrobras atraves de uma cpi sem fundamentos!!! Alem de que como falou elias, o ciro é unha e carne com tasso dos dedinhos sujos do jatinho alugado com dinheiro do contribuinte. sao tao afinados que em eventos importantes, na fortal, convidam até o gilmar mendes do stf para manutencao dos seus interesses obscuros, alem desses participam carlos jeressate um dos donos da broi e irmao de tasso e o cid gomes governador do ceara irmao do ciro. gilmar ta la como pai de santo protetor politico e economico do grupo!!! so a baba!!!

  5. Queria acreditar que o ciro será candidato votaria nele de certo mas…. ele infelizmente seguirá as orientaçoes do lula e será candidato para o governo de são paulo ate já tranferiu titulo eleitoral pra lá e será derrotado. a ideia de lula é realizar um plebiscito já no 1 turno entre as gestoes do psdb(era fhc) e do pt (era lula) uma guerra entre “o bem e o mal “

  6. Tive a oportunidade de estar presente em uma palestra ministrada por Ciro Gomes em Manaus na oportunidade com o auditório lotado vimos um Ciro inteligente, conhecedor dos problemas do Brasil e das soluções destes problemas. De lá prá cá tenho acompanhado as entrevistas do Ciro e continuo achando uma excelente opção para 2010, mais tenho percebido também que o Ciro digamos Lulou isto é o Ciro Gomes têm defendido de uns tempos prá cá tem defendido e apoiado com mais afinco as decisões do Presidente Lula, o que sinaliza que a candidatura de Ciro Gomes a Presidência do Brasil contará com o apoio do Presidente Lula, quem sabe já não há nos bastidores da política um entendimento neste sentido visto que a candidatura da Ministra Dilma não decola nem com uma turbina de avião a jato, quem viver verá!

  7. A candidatura da ministra Dilma não está tão descartada assim..Outra coisa que ninguém está observando: coligações = tempo de tv. Quem Ciro vai ter no seu palanque? Hoje ele vai ter +- 1min e 30 para falar, enquanto Dilma uns 10 e Serra uns cinco…

  8. Sarafa… o problema é que Ciro é muito impetuoso e o típico candidato que numa provocação à beira do pleito acaba criando aquele tipo de situação que põe tudo a perder. Excelente candidato, dificílimo cliente para os profissonais de marketing político e comunicação. E esses caras são imprescindíveis numa campanha. O que fazer?

  9. Coronel:
    O Ciro está consciente de tudo isso, inclusive, reconhecendo que cometeu erros ao cair em provocações.
    Conversei bastante com ele na última vez que esteve em Manaus.
    Tenho assistido programas de TV em que, ao final, os jornalistas é que se irritam com ele pela sua tranquilidade.
    abs.
    Serafim

  10. Sarafa no dia em que ele foi entrevistado no Canal Livre da Band, ele mandou o Teles ( que entre nós é muito chato mesmo) ficar na dele por que ele estava falando. Serra e a Heloísa o tiram em dois tempos do sério num debate decisivo.

  11. Sarafa, eu e minha família estamos contigo e com Ciro Gomes. Continue sua caminhada e conte conosco para o que der e vier. Um grande abraço.

  12. Acredito que o maior adversário do Ciro, fora o Serra é ele mesmo, tudo por conta do seu ímpeto e da pouca paciência.

    Mas sinceramente acho que em uma disputa com Dilma e Marina ele, sem sobra de dúvidas é o favorito. Além de inteligente,bem preparado e ficha limpa, tem ainda o fator carisma que as outras duas não possuem.

    O Ciro hoje, na minha humilde opinião, de quem se esforça para entender a nossa política, é o único candidato com possibilidades de vencer o Serra. Dilma não tem carisma algum e Marina quando a guerra começar, vão usar contra ela a pouca visibilidade das ações do Ministério do Meio Ambiente, que convenhamos hoje está em maior evidência com o Minc.

Comments are closed.