Lula bem na foto. Já os prefeitos…

_bri3863
Lula durante a posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos, em abril de 2009

Os municípios brasileiros pagam um preço muito alto por conta de determinadas atitudes do Governo Federal que, como regra, colocam o Presidente Lula bem na foto e mandam a conta para as prefeituras pagar.

Lembram que no ano passado foi descoberto que a Receita Federal do Brasil estava segurando as restituições de imposto de renda?

Tão logo o fato foi tornado público o Presidente mandou que acelerassem as restituições. Àquela altura postei um comentário explicando o que estava por trás. É que as restituições são descontadas da arrecadação federal de Imposto de Renda e a Receita estava segurando exatamente para não diminuir os repasses do FPM e o FPE ( formados pela arrecadação de IR e IPI).

A ordem do Presidente foi cumprida em dezembro e a conta surge agora em janeiro para as prefeituras. Isto porque com as restituições, diminuiu a arrecadação líquida que é a base de cálculo dos dois Fundos e, por conseqüência, diminuiu também os repasses de FPM e FPE.

Ao mesmo tempo o Presidente Lula anunciou o aumento do salário mínimo para R$ 510,00 já a partir do dia 1º. Isso para as pequenas prefeituras tem forte impacto.

Resumo da ópera: O Presidente saiu bem na foto quando mandou acelerar as restituições e quando aumentou o salário mínimo. Já os prefeitos, principalmente dos municípios menores, por conta das duas medidas, viram diminuir as receitas e aumentar as despesas.

Ou seja, o Lula ficou bem na foto. Já os prefeitos…

4 thoughts on “Lula bem na foto. Já os prefeitos…

  1. Sarafa,

    Chega do Lula. Ele não fez as reformas que o país precisava.

    Sarafa eu seria o maior fã de todos no mundo do Lula se ele fizesse coisas simples mas que teriam um impacto imensurável na gestão da coisa pública. P. Ex. Se o Presidente enviasse ao Congresso uma PEC que modificaria a forma de indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Tribunais de Contas da Uniao e dos Estados, Procurador Geral de Justiça e outros.

    São coisas simples mas a não interferencia de interesses políticos na condução desses orgaos fiscalizadores teria um impacto estrondoso (pro bem) na democracia pátria.

    Dilma, nem morto.

  2. E o que se esperar que o grande feito foi manter a politica economica dos governos anteriores????

    Em outras palavras fazer milagre com o santo dos outros é muito fácil, pois é disso que esse governo vive.

  3. É o Presidente, ou um manequim? Eis a questão… um trabalho para o detetive virtual. Vou mandar conferir no fantástico!!!

Comments are closed.