Liana Mendonça é a nova presidente da ABMCJ

Do site do TJAM:

A chapa foi eleita por aclamação. Esta será a primeira vez que uma amazonense assume a Presidência da entidade.


Pela primeira vez o Amazonas ocupará o cargo máximo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). É que nesta sexta-feira (26), a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a amazonense Liana Belém Pereira Mendonça de Souza, foi eleita a nova presidente da entidade.

Na chapa, além da desembargadora, fazem parte da nova diretoria da ABMCJ Lídia Abreu de Carvalho Frota como vice-presidente; Maria Amávia de Souza Campos, no cargo de diretora secretária; Adriana Mirian Trindade Barbosa assume a secretaria adjunta; Iêda Marques Pereira como diretora tesoureira; e Sulamita Augusta da Silva, no cargo de tesoureira adjunta.

De acordo com Liana Mendonça, o resultado da eleição corresponde ao reconhecimento de um trabalho desenvolvido durante anos de carreira jurídica. “Eu me sinto honrada em assumir a Presidência da Associação. Espero que nesse tempo consiga realizar um excelente trabalho, afinal a caminhada não é fácil, são muitos deveres a cumprir em prol da mulher, mas como em tudo na minha vida, vou com fé e força de vontade, e tudo vai dar certo”, destacou a desembargadora.

Nascida no Amazonas, no dia 29 de março de 1932, filha de Nilo de Barros Pereira e Maria Raimunda Belém Pereira, ingressou no Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio de concurso público em 1974.

Exerceu as funções de juíza de Direito nas Comarcas de Eirunepé e também na 3ª Vara de Itacoatiara. Promovida para a capital em 1978, atuou na 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas Cíveis da capital. Tomou posse no cargo de desembargadora no dia 30 de outubro de 1991, aposentando-se após quase 11 anos dedicados à desembargatoria, em 16 de abril de 2002.

Chapa ABMCJ Nacional – Eleições 2012

Nas coordenações regionais estão: Anamaria Chaves Stilianidi, do Pará, representando a região Norte; Lúcia de Fátima Assis Queiroga, da Paraíba, representando a região Nordeste; Renata Schmidt Cardos, do Rio de Janeiro, pela região Sudeste; Laudelina Inácio da Silva, de Goiás, representando a região Centro-Oeste; e Stela Maris de Seixas, de Santa Catarina, pela região Sul.

No Conselho Fiscal, os três membros efetivos são Maria Dalva de Moura Lopez, Maria Teresa Colli Rosindo e Nara Glinda de Araújo Ferraz. Os membros suplentes são: Maria das Graças Barza, Norma Maria Franco do Nascimento e Etelvina Lobo Braga.

Sobre a Associação

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, composta por juízas, desembargadoras e ministras, é uma entidade de âmbito nacional de caráter cultural, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

No Amazonas, cerca de 50 magistradas compõem a entidade, que funciona no Centro de Manaus, entre elas a presidente Maria Gláucia Barbosa Soares e a vice-presidente Anabel Vitória Mendonça de Souza, a diretora secretária Sônia Maria Agra Zamith, a secretária adjunta Ecyr Socorro Alcântara Dias, a diretora tesoureira Maria José de Oliveira Ramos e a tesoureira adjunta Ana Maria de Oliveira Diógenes.