Justas homenagens

Arthur, Júlio, Márcia Perales e Arthur Bisneto participam de homenagem
Arthur, Júlio, Márcia Perales e Arthur Bisneto participam de homenagem

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou hoje (13.07) solenidade em homenagem à memória de personalidades históricas da instituição, com a entronização do busto do senador Arthur Virgílio Filho, autor do projeto que resultou na criação da Universidade Federal do Amazonas, e dos mestres Dr. Eulálio Chaves, Diretor Honorário da Escola Livre de Manáos (1909), e Dr. Astrolábio Passos, Diretor da Universidade de Manáos (1910-1926). A cerimônia foi às 8h30, no auditório Eulálio Chaves, na UFAM.

O senador Arthur Virgílio Neto, – ao lado do seu irmão Júlio Verne do Carmo Ribeiro, de seu filho, deputado Arthur Bisneto, e familiares – compareceu à solenidade e agradeceu a iniciativa da UFAM, através do ex-reitor Hidembergue Ordozgoith da Frota e da atual reitora, Márcia Perales. “As três homenagens prestadas aqui são um resumo da história secular da UFAM”, afirmou.

O então deputado federal Arthur Virgílio Filho conseguiu que o projeto fosse aprovado como propusera e, com isso, a UFAM foi criada pela Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 1962. “Pela minha experiência hoje, me espanto de ver como o meu pai conseguiu fazer esse projeto tramitar sem emendas de parlamentares de outros Estados”, observou.

Arthur disse que seu pai consagrou uma nova etapa da já cinqüentenária Universidade Livre de Manáos, ao apresentar o projeto de lei criando a Universidade Federal do Amazonas. “Antes só se estudava Direito ou Economia. Os que não tinham vocação para esses cursos ou abdicavam dos estudos ou iam estudar em outros centros mais evoluídos, muito da nossa juventude mais preparada ficando por lá. A Universidade Federal do Amazonas mudou a face de Manaus, preparando mão-de-obra de excelente qualidade”, assinalou.

Arthur Virgílio Neto também se referiu à sua relação antiga com a UFAM, como quando foi prefeito de Manaus e, atendendo a um pedido do então reitor Marcus Barros, arcou com o pagamento da conta de energia elétrica da instituição para que sobrassem mais recursos para serem destinados à pesquisa. Nesse período, também resolveu o problema do transporte no campus, que afetava milhares de universitários.

O Diretor da Faculdade de Direito, professor Clynio de Araújo Brandão, ressaltou a importância dessas três personalidades na história da UFAM. Brandão foi relator do parecer aprovado pelo Conselho da Universidade que denominou o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de “Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho”. A reitora Márcia Perales disse que a homenagem foi em nome de toda a comunidade acadêmica e é fruto do reconhecimento à história. “Todos tiveram seu momento e fizeram história”, disse.

Marcaram presença na solenidade, o ex-prefeito Serafim Corrêa, os deputados federais Átila Lins e Marcelo Serafim, o deputado estadual Artur Bisneto, os vereadores Elias Emanuel e Marcelo Ramos, o ex-Reitor Marcus Barros, o desembargador aposentado Paulo Feitoza, o conselheiro do TCE, Ari Moutinho, entre outros.