Juíza Lúcia Viana lança livros sobre Direito e Resíduos de Serviço de Saúde

Do site do TJAM:

Conversando com o Direito” e ” Resíduos de Serviços de Saúde do Município de Manaus”, são os títulos de dois livros da juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Lúcia Viana, lançados esta semana em Manaus. Ambos elaborados com base em estudos e experiência da magistrada.

O livro “Resíduos de Serviço de Saúde do Município de Manaus” é fruto da dissertação de Mestrado em Direito Ambiental da juíza, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e apresentada em 2004. ” Este trabalho faz uma análise dos resíduos de serviços de saúde que são altamente infectantes e contagiosos, que são produzidos pelas unidades de saúde. Como envolve um grande investimento em tratamento nem sempre é realizado e este material chega a ser levado sem nenhum tratamento para os aterros sanitários causando várias poluições. No livro, destaco essa pesquisa e faço o alerta”.

No lançamento, solenidade realizada no plenário Desembargador Ataliba David Antonio, no edifício-sede do TJAM, estiveram presentes o presidente da instituição, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), desembargador Flávio Pascarelli, e os desembargadores Cláudio Roessing e Wilson Barroso, vice-presidente do TJAM, além dos amigos e familiares da juíza.

O segundo livro, “Conversando com o Direito”, é o resultado de 17 anos de experiência na coordenação no curso de Direito em instituições de ensino superior na cidade de Manaus. ” Durante esse período, publiquei vários artigos, discursos e fiz palestras, então resolvi unir todo esse material em um livro. É ainda uma homenagem às instituições por onde passei: UEA, Ciesa e Faculdade Martha Falcão”, destacou a juíza.

Lúcia Maria Corrêa Viana é magistrada e coordenadora técnico-administrativa do convênio da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (Esmam/TJAM) e UEA; é professora convidada da Esmam; possui especialização em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (1991) e mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2004); ex-coordenadora pedagógica do curso de Direito da UEA; pós-Doutorado pela Universidad Nacional de La Matanza (Buenos Aires-Argentina); a autora tem no currículo diversos artigos publicados em revistas científicas, além da obra “Direito e cidadania”, publicada no ano passado, na qual atuou como articulista e organizadora; professora do curso de Direito da Faculdade Martha Falcão; conselheira do Conselho Penitenciário e do Meio Ambiente do Governo do Estado do Amazonas; e diretora cultural da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).