Nesta quinta-feira (1º), na sede Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília, foi realizado o primeiro Seminário de Comunicação, Política e Estratégia do Partido. O encontro teve como objetivo a criação de uma política partidária de comunicação social.
A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, do 1º secretário Nacional e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira e da líder da sigla na Câmara, deputada federal, Ana Arraes.
O debate estruturou-se em uma mesa redonda. Quatro temas principais foram abordados pelos palestrantes como, a importância da comunicação no relacionamento com os públicos internos e externos; novas tecnologias e sites de relacionamento (redes sociais); a comunicação social nas eleições e as questões legais e o desafio do desenvolvimento de uma linha eleitoral integrada.
Ana Arraes, afirmou que esse seminário mostra que o partido se preocupa com o conjunto partidário. “Hoje discutimos como vamos pensar para comunicar nossas vias de ação, vitórias e as futuras conquistas. É importante construir uma linguagem. Isso é desafiante. Todos devem participar do alfabeto que vai construir o PSB do futuro”, disse.
Para Roberto Amaral, “nossos políticos e parlamentares têm dificuldades de entender o cenário da comunicação social, tanto pelo seu aspecto interno de tecnologia tanto pelo aspecto externo de mediação entre o partido e a sociedade”.
Redes Sociais
De acordo com o jornalista e especialista em redes sociais, Álvaro Lins, hoje é impensável exercer um mandato sem a presença permanente e participativa nas redes sociais. “Um deputado ou senador que não interage com seus eleitores e com cidadãos nesses portais de relacionamentos está fadado ao isolamento e será inevitavelmente considerado anacrônico e “antigo”, observou.
Álvaro Lins explicou, aos jornalistas participantes do seminário, que a atuação nas redes sociais precisa ser feita com planejamento, continuidade e, principalmente, com profissionalismo.
Comunicação e eleição
O sociólogo, Alberto Carlos de Almeida, disse aos comunicadores do PSB, que no universo político brasileiro, apesar de todos escândalos de corrupção, compra de votos, mensalinhos e mensalões, as eleições estão consolidando no País uma característica típica de países desenvolvidos: a segmentação eleitoral.
“O cidadão não vota mais em candidatos que dão ênfase somente a grandes obras de infraestrutura. O eleitor agora se preocupa com temas sociais, como a educação. O eleitorado pobre, por exemplo, descobriu que com o passar do tempo ele ficou menos pobre, foi se escolarizando, e agora sabe que seu voto pode mudar sua vida. E esse fato precisa ser levado em consideração por todos os jornalistas que planejam uma campanha política”, analisou.
Durante a discussão tivemos, ainda, a presença das jornalistas Íris Campos, da IW Comunicações, que ministrou palestra sobre gestão de crise e Fernanda Lambach, da FSB Comunicações, que apresentou como funciona uma assessoria de comunicação integrada, especializada em gerenciar a imagem e reputação.
Priscila Rocha – Assessoria de Comunicação do PSB