Isaac Sabbá, pioneiro da Amazônia

Por Osiris Silva:

Por iniciativa do empresário Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), foi lançado ontem à noite, no auditório da entidade, o livro ISAAC SABBÁ, de autoria da competente mestra e historiadora Etelvina Garcia.

Isaac Benayon Sabbá, pioneiro que, nos anos 50, montou o maior império empresarial do Amazonas, o grupo I.B. Sabba, é o grande capitão de indústria e o grande transformador e inovador da economia do Amazonas.

Seu mais notório empreendimento: a inauguração da Refinaria de Manaus (COPAM), em 1957, pelo ex-presidente da República, Juscelino Kubstchek. Na época, um assombro, misto de admiração, curiosidade e incredulidade.

Afinal, como que algum visionário, por mais ousadia e arrojo de que fosse dotado, poderia pensar em implantar uma refinaria de petróleo em Manaus, em plena selva amazônica, região que padecia as agruras e incertezas do fim do ciclo da borracha?

Com arrojo e determinação e o poio de uma excepcional equipe de competentes executivos, técnicos e associados, dentre estes, seu sobrinho Moyses Israel, Isaac Sabbá a tudo superou e levou a cabo seu projeto.

O sucesso da COPAM não demorou. Logo veio a se constituir no mais importante, à época, segmento da economia do Amazonas que se consolidou, muito mais do que como um simples negócio, mas como símbolo de uma época.

Outro fator importante, a Refinaria de Manaus investiu pesado na formação de seu pessoal técnico, basicamente constituído de jovens amazonenses, secundaristas ex-alunos da Escola Técnica, IEA ou do CEA, que logo se transformaram em técnicos operadores, gerentes, chefes de turno, laboratoristas, superintendentes.

Etelvina Garcia descreve com detalhes, imaginação e coerência histórica a saga desse grande empresário, que viveu e dedicou toda sua vida aos negócios, ao Amazonas e à família.

Na oportunidade, quero apresentar meus cumprimentos, e de Arabi, aos amigos Moises, Vania e a seus filhos Jéssica, Deborah, Isaac Sabba, Mario, Ester, ao meu colega de turma na Faculdade de Economia, Alberto Sabbá, e suas famílias.

Manaus, 26 de maio de 2017.