Hora de acordar para o problema

A mortandade de peixes nos rios do Amazonas (Foto: Arnoldo Santos / Terra Magazine)
A mortandade de peixes nos rios do Amazonas (Foto: Arnoldo Santos / Terra Magazine)

Aos poucos, mas em velocidade menor do que deveria, a ficha vai caindo em relação ao problema das mudanças climáticas. Durante algum tempo as pessoas que se preocupavam com a questão ecológica foram até ridicularizadas. Hoje, no entanto, o aquecimento global é uma constatação indiscutível e visível aos olhos de todos.

Todos que moramos em Manaus há muito tempo (eu nasci, me criei e vivo aqui, portanto, 62 anos) sabemos que a temperatura ano após ano aumenta e isso decorre de praticas anti-ecológicas como as queimadas que resultaram nessa nuvem que cobre a cidade nos últimos dias.

A falta de chuvas é outra evidência. E vejam que a tradição nos ensina que a partir do dia de finados a chuva começa e vai até junho. Não é isso que está acontecendo. A falta de chuva, combinado com as queimadas, tem resultado no aumento de temperatura e a contínua descida do Rio Negro como se vê na tela abaixo. O rio desceu quase dois metros em novembro quando deveria ter subido. Resultado : a morte de milhares de peixes em toda a região.

É hora de acordar para a questão, tratar com mais carinho o problema e buscar medidas preventivas, sob pena de não termos depois o que dizer para os nossos filhos e netos pelo meio-ambiente que vamos legar a eles, bem pior do que o que recebemos.

7 thoughts on “Hora de acordar para o problema

  1. Isso é uma vergonha.
    E sabe como a Rede Amazônica, “TV Chapa Branca” tratou o tema, como DESASTRE NATURAL.
    A falta de chuvas, assim como a temperatura insupotável é um reflexo dos crimes ambientais ocorridos no mundo e particularmente na Amazônia.
    A mortandade de peixes se deu pelo aquecimento e a consequente diminuição de oxigênio no fundo dos referidos cursos d’água.
    Se tivessemos governantes verdadeiramente, comprometidos com o meio ambiente, como se vangloriam por aí, teríamos provocado chuva na região, pois temos, desde as décadas de 40 e 50, tecnologia para isso.
    Mas é melhor tirar fotos com o Governador da Califórnia e fazer lobby para a Copa do Mundo ser realizada nessa republiqueta chamada “Brazil”, do que realizar ações efetivas em prol da melhoria de vida de todos os cidadãos. É lamentável.

  2. Qual a autoridade do OBAMA e dos CHINAS em proibir o PROGRAMA NUCLEAR do Armadinejha e falarem para o mundo que vão poluir e furar a camada de ozônio porque eles são cornos e pronto.O ianiano ,pelo menos, reza com o bum bum para Meca.
    Os verdes têm que pedir uma AÇÃO CONTRA A COCA COLA , Mc Donald,os óleos lubrificantes e DISNEY , só para começar .

  3. Olá Sarafa! Sou agente de trânsito e algumas vezes, no seu mandato, critiquei uma certa falta de disposição sua para discutir com a minha categoria a reestruturação a nível material e pessoal do INSTITUTO, dada a relevância a qual devemos tratar o assunto, sobretudo, pelo crescimento da cidade. Talvez, isso tenha ocorrido por falha da sua assessoria. Agora procuro ser justo e prudente nas minhas ponderações, portanto, reconheço que a junção do IMTRANS e o do IMTU em IMTT, fora algo danoso para nossa amada cidade. Além disso, digo a você que um homem mostra seu caráter ao reconhecer os seus, quando assume o poder. Isso você fez como poucos.

  4. Pois é Prefeito,

    O calendário de defeso nas regiões onde constantemente ocorre o fenômeno das super secas deve ser alterado, para que, cenas como estas que estamos vendo todos os dias nos meios de comunicação não se repitam.
    Devem ser esquecidos os procedimentos lineares de proibições e os técnicos que entendem da área devem ser consultados para corrigir estes pontos falhos.
    Vejo diuturnamente o governo do estado divulgar ações ambientais e no entanto, as queimadas e derrubadas nas zonas rurais continuam normalmente.
    Tem de ser feito um trabalho mais profundo de conscientização e posterior punição, não ao caboclo ribeirinho, mais principalmente àqueles “empresários” que se intitulam responsáveis pelo desenvolvimento da região e que estão causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

  5. Gostei do texto, creio que temos mesmo que fazer algo, além do que temos tambem que tomar alguma medida inclusive para salvas os peixes de lagos da amazônia que estão secando e calsando a morte dos mesmo, capacidade para isso temos.

    A proposito coloquei este blog minha lista de predileto.
    http://herycon.blogspot.com/

  6. Aproveito-me da oportunidade do momento para lembrar nossos governantes que o mínimo que pode surtir efeito no combate as constantes queimadas em torno de Manaus, é uma campanha publicitária em favor da saúde de nossos avós, filhos e netos. Uma campanha de massificação do tipo “Denuncie quem maltrata a saúde do povo e da floresta”. Queimada, só aquela brincadeira de criança com bolas de meia… Já é tempo de uma campanha de massificação sobre queimadas. Ou não?

  7. boa noite companheiros,quero aqui lembra a nossa justiça o qui estar havendo, na campanha passada o prefeito qui ai estar dizia qui a sua prioridade era os jovens por isso eles iriam ter internet de graça naquelas [CARRETAS]isso não é crime,não da cassação, bem isso foi só uma das promessas,a água ele disse que iria resolver em tres meses e qui toda a manaus não iria mais sofrer esse descaso, até parece qui ele AMAZONINO nunca tinha sido prefeito governador por tres vezes e outras tantas prefeito,manaus hoje vive a vergonha de ter governantes qui não trata a politica com coisa seria,hoje não se encotra um dos eleitores de AMAZONINO eles tem vergonha de dizer qui votaram nele. pois eu tenho orgulho de dizer qui votei e votarei sempre no SARAFA muito obrigado…

Comments are closed.