“Governo do AM está brincando com vidas”, diz Serafim sobre ausência de recursos para renais crônicos

“Governo do AM está brincando com vidas”, diz Serafim sobre ausência de recursos para renais crônicos

O deputado Serafim Corrêa (PSB) solicitou ao governo do estado, na manhã desta quarta-feira, 15, que dê assistência necessária aos milhares de renais crônicos que estão morrendo por falta de assistência médica.

O parlamentar explicou que os recursos são enviados pelo governo federal ao Amazonas, mas está havendo uma falha na comunicação entre a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Susam), o que acaba barrando os recursos para as clínicas especializadas.

“A Secretaria de Saúde do Amazonas está brincando com vidas. Vidas de renais crônicos. O Ministério da Saúde manda todos os meses os recursos para pagar essas clínicas. Recursos carimbados, fonte 230. Mas aí, a Susam briga com a Sefaz e a Sefaz com a Susam. Quando a Sefaz libera, a Susam não libera e vice-versa. E as clínicas já estão exauridas. Daqui a pouco vão parar, porque não têm mais fôlego. E para quem faz hemodiálise, parar significa a morte”, lamentou o deputado.

Serafim fez um apelo ao secretário interino da pasta, Marcellus Campêlo, para que reveja a situação e que os recursos possam ser liberados para o tratamento dos pacientes que sofrem com a doença no Amazonas.

“Quero fazer um apelo ao secretário interino da Susam para que ele destrave isso. Não é possível brincar com vidas. O governo do Amazonas já brincou demais com a vida dos outros. E mais morte nas costas desse governo vai soar muito ruim. Já tem sido muito ruim mais de 3 mil mortes por conta do novo coronavírus”, disse.

O líder do PSB na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) afirmou que o problema vem se agravando devido a falhas na administração, como revelaram os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.

“O governo do Amazonas tem feito uma administração desastrosa dos recursos que vieram e nós estamos vendo isso de perto na CPI da Saúde”, concluiu Serafim.

Serafim é membro titular da Comissão formada também pelos deputados Wilker Barreto (Podemos), Delegado Péricles (PSL), Fausto Jr. (PRTB) e Dr. Gomes (PSC).