FUCAPI: LUZ NO FIM DO TÚNEL

A coluna Sim & Não notícia hoje que:

“A pedido do governo do Estado, técnicos da Sefaz produzem um estudo, de maneira sigilosa, a fim de embasar uma decisão do Poder Executivo que poderá ser tomada nos próximos dias: a incorporação da Fucapi pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A ideia seria ampliar a oferta de vagas na educação profissional do Estado. Com dívidas que chegam a R$ 100 milhões, a Fucapi está entre pedir falência ou ainda ser extinta por interferência do MPE/AM.

Avaliação 1 Conforme apurou a coluna, os estudos do governo do Estado estão em fase avançada. A análise  orçamentária e jurídica feita pelos técnicos da Sefaz  leva em conta que  95% da dívida da Fucapi é tributária e trabalhista.

Avaliação 2 No governo, a incorporação da fundação por meio do Cetam é vista como vantajosa porque alinharia a educação profissional às demandas do Polo Industrial de Manaus, mantendo inclusive a infraestrutura dos laboratórios e o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação.” 

É uma luz no fim do túnel. Sem conhecer os termos da negociação, sugiro que a Prefeitura de Manaus seja chamada a participar, pois afinal de contas, até onde se sabe, ela é uma das maiores credoras em função do ISS devido pela FUCAPI e não recolhido.

Os meus votos são de que o entendimento prevaleça para encontrar o melhor caminho.

Serafim Corrêa