Fórum da Zona Leste de Manaus recebe plantio de mudas de árvores nativas

Do site do TJAM:

Também foram distribuídas 300 mudas (plantas ornamentais e frutíferas) entre servidores e jurisdicionados do Fórum.


O Fórum Azarias Menescal de Vasconcelos, situado na avenida Autaz Mirim, s/nº, no bairro Jorge Teixeira (Zona Leste de Manaus) recebeu na manhã desta quinta-feira (21) o plantio de mudas de árvores nativas na área do estacionamento do prédio.

A iniciativa faz parte do Programa de Requalificação Ambiental de Prédios Públicos desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) é a primeira instituição que recebe estas ações.

No total, foram plantadas 22 mudas de pau pretinho com mais de 1,80m, distantes oito metros umas das outras devido à tubulação da rede elétrica. O plantio simbólico foi realizado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ari Moutinho, e pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt.

Também estiveram presentes o juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, titular do 10º Juizado Especial Cível e servidores do fórum. Também foram distribuídas 300 mudas de plantas ornamentais (icsória, asistacia e croton) e frutíferas (cacau, jatobá, açaí e cupuaçu) entre funcionários e jurisdicionados.

Este é o segundo prédio do Tribunal a receber a arborização; o primeiro foi a sede do TJAM, no final do ano passado. De acordo com o juiz auxiliar da Presidência Adalberto Carim Antonio, e titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), a intenção é arborizar todas as unidades do Poder Judiciário e melhorar a questão climática, estimulando os servidores a uma vida mais saudável.

“A ideia é dotar estes espaços, os edifícios do Poder Judiciário, de uma quantidade de árvores e de qualidade de vida. Queremos incentivar os servidores e os operadores do Direito a adotarem estas espécies e verificarem pessoalmente se elas estão sendo bem cuidadas”, disse o juiz. Segundo ele, o objetivo é fazer com que o Judiciário dê um exemplo positivo para outros órgãos que integram a administração pública.

A secretária Kátia Schweickardt ressaltou a importância da adesão do TJAM ao programa e se colocou à disposição para outras ações deste tipo. A Semmas também fez reposição de cerca de 300 mudas no canteiro central da avenida Grande Circular, via do entorno do Fórum, nesta quinta-feira.