Fórum Amazônia Sustentável será lançado amanhã, em Brasília

Clique na imagem para visualizar o convite
Clique na imagem para visualizar o convite

Fórum Amazônia Sustentável promove debate sobre infraestrutura na Amazônia em Brasília no dia 18 de março. O evento é organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Preserve Amazônia e Instituto Socioambiental (ISA).

Mais informações: [email protected].

O lançamento do Fórum Amazônia Sustentável em Brasília acontecerá no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, após um café da manhã que será servido aos convidados no Restaurante dos Senadores (anexo II, bloco B, térreo). Logo após a abertura, haverá o Painel: Infraestrutura e Sustentabilidade na Amazônia, com as participações confirmadas da Senadora Marina Silva, do pesquisador Diógenes Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da Procuradora da República Sandra Cureau. O painel será moderado por Sérgio Guimarães, da organização Instituto Centro Vida (ICV) e terá como comentadores Adriana Ramos, do ISA e Marcos Mariani, da Preserve Amazônia.O Fórum Amazônia Sustentável foi fundado em Belém em novembro de 2007, após um longo processo de diálogo liderado pelo Instituto Ethos e 40 outras organizações. A finalidade do Fórum é criar um espaço de diálogo entre empresas, governos e organizações da sociedade civil para estudar e apontar alternativas de modelos de desenvolvimento sustentavéis para a Amazônia.

O Painel que será apresentado em Brasília tem como objetivo fomentar a reflexão sobre um tema fundamental para o futuro da região – infraestrutura. Em entrevista, Adriana Ramos explica que “O ‘Painel: Infraestrutura e Sustentabilidade na Amazônia’ vai traçar um panorama dos principais desafios que os projetos de infraestrutura enfrentam e tentar apontar formas de alinhá-los à perspectiva de uso sustentável da região”.

Para ela, é importante abordar a questão da infraestrutura associada à sustentabilidade em espaços de debate articulados e diversificados como o Fórum Amazônia Sustentável, pois esta é uma forma de superar a visão de que existe uma dicotomia entre desenvolvimento e a necessidade de conservação do meio ambiente.

Um dos aspectos a serem tratados no debate aborda o planejamento das obras de infraestrutura, em especial no que diz respeito aos impactos socioambientais. Assim, serão debatidas questões como a necessidade da participação das comunidades no processo, a importância de considerar alternativas viáveis e de garantir o atendimento das necessidades básicas da população.

2 comments

  1. Quando se fala em Amazônia sustentável imagina-se uma região onde seus cidadãos viverão da exploração e “conservação” da floresta.
    Temos em mãos uma floresta única(lógico alguns vizinhos também)com características próprias que venderia bem na area do turismo com um bom marketing, infelismente falta governo, falta investimento, onde a secretária do Amazonastur vai passear na Europa com nosso dinheiro.
    Um bom exemplo de investimento no turismo é o de Santa Catarina(+de 10 bilhões ano), com ótimas PRAIAS, bons hotéis, bom atendimento, bons preços = turista feliz, volta novamente + mkting boca-a-boca(melhor de todos).
    Eu falei PRAIA? mais PRAIA EXISTE NO MUNDO TODO, CADA UMA MAIS LINDA QUE AS OUTRAS(Thaiti, caribe, nordeste,Ásia,mediterrâneo)qual será o diferencial de Santa Catarina?Como conseguem viver praticamente do turismo?E nós que temos a Amazônia?Ninguém tem maisw uma floresta igual a nossa , e o que o governo está fazendo para vender o turismo Amazonico no exterior?falta governo, falta investimento.
    Um governo que não consegue vender um produto que apenas ele tem é um governo incopetente(turismo na Amazônia não chega a 500 mil reais).

    lamentável
    Daniel Costa

Comments are closed.