Feiras “privatizadas” – Manaus de volta ao trabalho? De volta às privatizações, isso sim!

Não vou me espantar se ouvir ou ler em algum outdoor, uma próxima promessa do prefeito agora para os feirantes: 1000 bancas de feiras para todos os feirantes da cidade!

Durante tribuna popular que ocorreu hoje na CMM, o vereador Joaquim Lucena disse ser contrário ao Projeto de Lei de nº 121/2011 de autoria do Poder Executivo (Prefeito de Manaus), que modifica a forma de abrangência e a finalidade da operação urbana, onde autoriza a concessão do uso de imóveis do patrimônio municipal.

Existe um enorme equívoco, quando o prefeito aborda dessa forma (sem ouvir os feirantes e populares) um assunto de tamanha importância, principalmente quando os próprios feirantes não se sentem satisfeitos com as mudanças.

Segundo o parlamentar, a idéia a princípio parece estranha, porque não se chegou a um entendimento. É preciso se debruçar sobre o assunto, para que no final não reste dúvidas e nem conseqüências graves para este segmento.

Na tribuna popular de hoje, os feirantes foram dizer pessoalmente que são contra as mudanças e que não foram ouvidos em nenhum momento pelo órgão gestor das feiras e mercados.

As dúvidas estão “no ar”, e ninguém até o momento conseguiu esclarecer por exemplo, com quem vai ficar a responsabilidade de reformas desses locais? O feirante terá de pagar para trabalhar no espaço? De quem será a responsabilidade de administrar o local? E até mesmo, se com a concessão, o trabalho que em muitas das vezes foi passada de pai para filho, existe o risco de se perder a “banca”, juntamente com o espaço e o tempo de trabalho? “Por tantas dúvidas é que solicito que antes de qualquer atitude, haja uma profunda discussão deste caso”, argumentou Joaquim.

O parlamentar que já foi Secretário de Feiras e Mercado comentou que estará ao lado dos feirantes, pois conhece bem a dura realidade dessa categoria que fornece a população o alimento que é levado à mesa. “Estes profissionais precisam ser tratados com mais respeito”, disse o parlamentar.

Vídeo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=tUl7wM-irg4

Fonte: www.joaquimlucena.com.br