Ex-ministros pedem socorro a Amazônia para os governos da França, Alemanha e Noruega.

Ex-ministros pedem socorro a Amazônia para os governos da França, Alemanha e Noruega.

Marina Silva e os demais ex-ministros do Meio Ambiente pedem ajuda dos governos da França, Alemanha e Noruega para socorrer as populações mais frágeis e vulneráveis da Amazônia.

Confira a íntegra da carta:

________________________________________________________________________________________________________

Brasília-DF, 25 de janeiro de 2020.

 

À Sua Excelência o

Senhor EMMANUEL MACRON

Presidente da República Francesa

 

À Sua Excelência a

Senhora ANGELA MERKEL

Primeira Ministra da República Federal da Alemanha

 

À Sua Excelência a

Senhora ERNA SOLBERG

Primeira Ministra do Reino da Noruega

 

Senhor Presidente (Senhora Primeira Ministra),

 

A Amazônia brasileira está sendo devastada neste momento por dupla calamidade pública, ambiental e de saúde, que necessita da urgente solidariedade e colaboração de países amigos interessados de forma genuína e desinteressada na solução dos problemas amazônicos.

No ano de 2020, a região sofreu aumento sem precedentes do desmatamento e das queimadas florestais, que atingiram cifras não registradas há uma década. Incêndios criminosos, em larga escala, durante o período de estiagem, agravaram enormemente os problemas respiratórios causados pela pandemia da Covid-19, contribuindo para a elevada taxa de óbitos na Amazônia.

Infelizmente, as primeiras semanas do ano de 2021 vêm coincidindo com um colapso do sistema hospitalar que se iniciou por Manaus, capital do estado do Amazonas, já se propaga rapidamente pelo interior desse estado de mais de um milhão de km² e ameaça os demais estados amazônicos. Uma característica particularmente cruel do colapso atual reside na ausência de oxigênio, o que vem provocando a morte atroz por asfixia de centenas de pessoas, às vezes aniquilando famílias inteiras.

Com mais de 30 milhões de habitantes, a Amazônia brasileira sofre de problemas que a tornam especialmente vulnerável à pandemia em razão do isolamento, da pobreza, da estrutura precária de saúde e da dificuldade de acesso. Essa situação se vê agravada pelo padrão de dispersão da população que vive às margens dos grandes rios e dos povos indígenas que habitam áreas ainda mais distantes.

Grande parte dessas populações que estão sendo dizimadas pela pandemia são justamente as detentoras de valiosos conhecimentos tradicionais associados aos recursos naturais. Esses grupos são também os principais guardiões da floresta, da qual necessitam para sua própria sobrevivência e cujo modo de vida e valores culturais os levam a conviver harmoniosamente com a biodiversidade.

Conhecendo de perto a realidade amazônica, os signatários desta carta, ex-ministros do Meio Ambiente do Brasil, sabem por experiência que nem o governo federal nem os governos locais possuem todos os meios indispensáveis para socorrer as populações mais frágeis e vulneráveis da região. É por esse motivo que nos permitimos dirigir um veemente e emocionado apelo a Vossa Excelência, em favor de imediata ajuda a essas populações, sob a forma de doação de materiais, equipamentos e medicamentos vitais para assegurar a sobrevivência deles, como por exemplo: cilindros de oxigênio, concentrador de oxigênio, usinas de produção de oxigênio medicinal, equipamentos para a instalação de unidades de terapia intensiva, macas, oxímetros,  bi-level positive airway pressure (bipap), compressor que infla as vias aéreas superiores (vpap) e remédios usados no tratamento hospital da Covid-19.

Solicitamos igualmente que V. Exa possa se fazer intermediária, junto a outros governos de países desenvolvidos, deste urgente pedido de socorro que lhes dirigem os necessitados habitantes das nossas florestas, tão severamente assolados pela pandemia.

Um gesto efetivo de solidariedade nesta hora dramática jamais será esquecido pelos brasileiros de todas as regiões e se constituirá em mais uma demonstração do compromisso de sua nação com a proteção da floresta amazônica e com o bem-estar de seus habitantes.

Por fim, encaminhamos o link do  artigo do The Guardian, como suplemento a esta carta, que retrata tão bem a situação calamitosa de Manaus.

https://www.theguardian.com/world/2021/jan/24/brazil-covid-coronavirus-deaths-cases-amazonas-state

 

Com os respeitosos cumprimentos dos Ex-Ministros do Meio Ambiente do Brasil:

 

JOSÉ GOLDEMBERG

RUBENS RICUPERO

GUSTAVO KRAUSE

IZABELLA TEIXEIRA

JOSÉ SARNEY FILHO

JOSÉ CARLOS CARVALHO

MARINA SILVA

CARLOS MINC

EDSON DUARTE