Esta é a saúde que temos. Sem propaganda.

Do site de A Crítica:

Pacientes sofrem em hospital do Amazonas por falta de ar-condicionado

Calor de 40 graus é amenizado por ventiladores levados ao Hospital Adriano Jorge pelas famílias dos doentes. Sob risco de infecção, pacientes ficam próximos de janelas abertas para refrescar o ambiente. (Foto:Juca Queiroz)

Manaus, 31 de Agosto de 2010
ANDRÉ ALVES

Pacientes internados na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) padecem em enfermarias cujas centrais de ar não funcionam há meses. Nos últimos dias, Manaus tem sido castigada por uma temperatura média de 35 graus e sensação térmica que pode chegar aos 40.

Sob o forte calor, os doentes da fundação são obrigados a levar de casa ventiladores para amenizar a temperatura. No Hospital Adriano Jorge, enfermarias de quatro andares (Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Ortopédica e Clínica Cirúrgica 2) não tem ar-condicionado. Até na ala onde tuberculosos estão internados não tem ar refrigerado.

Profissionais da área médica que trabalham no hospital se dizem indignados com a situação. Segundo eles, os pacientes correm risco constante de adquirir infecções por conta do calor excessivo.

“Bactéria precisa de calor e umidade para proliferar infecção. É tudo o que se tem no hospital”, disse ao acrítica.com um profissional que atua no Adriano Jorge. Para amenizar o forte calor, as janelas das enfermarias sem ar-condicionado ficam abertas.

Memória

Há dois anos, reportagem do jornal A CRÍTICA intitulada “Entregues à Sorte” mostrou o tratamento desumano dispensado aos pacientes do hospital Adriano Jorge.

Já na época, pacientes denunciavam a suspensão, sem aviso prévio, de cirurgias agendadas, o não funcionamento de ar-condicionado em setores como fisiologia, tisiologia e ambulatórios, e o atraso constante de médicos no atendimento ambulatorial.

A falta de material também já era uma reclamação freqüente dos doentes, conforme se viu na reportagem publicada no dia 20 de agosto de 2008. A reclamação permanece atualmente.

Providências

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, Susam, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a direção do Hospital Adriano Jorge “está tomando medidas administrativas urgentes com o objetivo de solucionar definitivamente a questão da climatização” da fundação.

Conforme a assessoria, a solução não tem data prevista. A Susam está sob nova direção há 45 dias. O médico Wilson Alecrim reassumiu a pasta no dia 15 de julho.

Temperatura

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima prevista para Manaus, nesta terça-feira (31), é de 35 graus. A previsão é a mesma para quarta (1) e quinta-feira (2). Na semana passada, a temperatura na capital do Amazonas variou entre 29 e 35 graus.

13 thoughts on “Esta é a saúde que temos. Sem propaganda.

  1. Se vc acha isso um absurdo, faça uma visita no CECON.
    Infermeiros sem condições de trabalho, andares fechados por falta de enfermeiros, pacientes infantis dividindo leitos.
    E o ExGov acha que ta abafando

  2. SARAFA – POR QUE ESTA SITUACAO CAOTICA DA SAUDE NOA EH MOSTRADA PELO ALFREDO. JA ESTA NA HORA DE DESMASCARAR ESSA DUPLA OMAR;EDUARDO

  3. E ainda temos que ouvir o Doutor Alecrim na TV falando em HUMANIZAÇÃO da estrutura de saúde do estado,
    Acho que temos é que tomar chá de alecrim para acalmar nossos nervos diante de tanto descaso e do caos nos srviços de saude que só funcionam na cabeça no secretário.

  4. Essa foto, e o retrato perfeito da saude de todo o estado,pois quando um HOSPITAL E INAUGURADO NO INTERIOR E FEITO DE MANEIRA A POLITIQUE(POLITICA),FALTA DESDE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS,PESSOAL PARA FUNCIONAR ESSAS UNIDADES. E SO PERGUNTAR AOS PREFEITOS QUE JA TEM QUE MANTER A ATENÇAO BASICA, COM MUITA DIFICULDADES AINDA TEM QUE MANTER OS PROFISSIONAIS DENTRO DAS UNIDADES DE RESPONSABILIDADE DO ESTADO, ONDE ESTA A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NAS PROPAGANDAS ENGANOSA MAIS UMA UNIDADE CONSTRUIDA, SABE DEUS DE QUE MANEIRA,TEM UNIDADE QUE SO FUNCIONA PORQUE O PREFEITO MANTEM DESDE O AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS AOS MEDICOS. E AI AINDA TEM QUE SER 33 , E MOLE OU QUERES MAIS!!!!!!!!!!!!!OLHO NELES ESTA E A HORA DA MUDANÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Não é so o Adriano Jorge, todos os hospitais, sem exceção, estão em situação caótica.

    Serafim, ja que falam de vc e do Alfredo que não souberam administrar Manaus, então está na hora do Alfredo mostrar a realidade da saude em Manaus para calar a boca do Omar.

  6. Olá! Serafim, bom dia! Quero lhe de dizer que sempre o admirei e sempre lhe dei o meu voto. Porém, tenho algumas reclamações a fazer. Moro no grande vitória desde 2006.Passei dois anos fora de manaus(2008/2009)e voltei no inicio de 2010 e simplesmente não encontrei vaga na escola para o meu filho de 5 anos. Procurei na regiao do novo reino e adjacencias e nada! Encontrei num lugar muito distante, lá perto do são lucas e no santa inês. Tive que matricular o meu menino em uma escola particular, sem ter condições pra isso. Ai eu fique me perguntando, será que, nesses 4 anos o Serafim não construiu nenhuma escala no grande e novo reino? A não ser que tenha sido um anexozinho bem escondidinho.Ai a gente acaba tendo que concordar o povão que vota em amazonino e braga.Eles roubam mas fazem. comentando com amigos, eles me disseram: o serafim só fez o o parque do bilhares, que fica à 200 mtros da casa dele. eu sei que o senhor homem honesto e competente, mas deixou a desejar na educação infantil, pelo menos nessa área. Eu também fico pensando, será que o sr. sabe onde fica esses bairos. Já andou a pé por aqui? Gostaria que o sr. me respondesse.

  7. O problema do Hospital Adriano Jorge não são os condicionadores de ar, mas a falta de pessoal para corrigir o problema. Eu estou passando pela mesma situação e não consigo encontrar pessoal qualificado para realizar o serviço de manutenção em meu condicionador de ar. Com esse calor “infernal” a procura por esses profissionais está acima da capacidade de oferta. Mas tenho certeza que essa adversidade estará sendo resolvida, diferente dos problemas que o meu carro possui, devido aos buracos nas ruas de Manaus.

  8. A Impressa tem a maior culpa nessa historia, inves de mostrar a realidade e desmitir esses politocos que fica falando em horario leitoral que fez isso e aquilo, deveria mostrar a realidade dos fatos, hospital sem medicos pacientes esperando horas na fila e entre outros, problemas grave. o povo não quer saber de copa do Mundo, o povo necessita de saude publica e emprego

  9. O Hospital 28 de Agosto, está bonito por fora, mas “feio” por dentro. Digo “feio” pois está como era antes, já que há só 2 consultórios da emergência pra quem vai se consultar pela primeira vez e 2 consultórios pra quem tá de retorno!Um dia estava com problema de ar e fui me consultar, entrei as 10:00 da manhã e só saí as 15:30.
    A beleza só está na propaganda de TV, pois na TV não dá pra ver e sentir dores, ouvir os choros de quem está esperando muitas horas pra ser atendido etc.

  10. Sarafa,

    Estou com Alfredo e com você nessa. Não acredito em pesquisas. Podemos não estar na frente, mas a diferença não é grande. Vamos pro segundo e ai, é outra eleição. Forte abraço!
    Ana.

  11. No 28 de Agosto os acompanhantes dos pacientes não tem sequer uma cadeira para sentar. Muitos usam a banquetinha para passar o dia e, à noite, dormem na recepção.

  12. Poxa a situacao esta complicada em Manaus, mas horrivel esta no interior do estado do Amazonas. Neste final de semana estive no municipio de Autazes e conversei com uma moradora que perdeu o bebe a mais ou menos 25 dias. Ela tem 38 anos e tinha uma gravidez de risco e no sexto mes teve complicacoes e foi levada para o Posto de Saude da Cidade teve o bebe prematuro, mas o mesmo teve uma parada cardiaca e faleceu. O impressionante de tudo isso e que me informaram que o municipio nao tem uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Que absurdo.
    Hoje eu estive lendo no site da secretaria de saude do Estado do Amazonnas veriquei que so existe Maternidade no municipio de Manaus no total de 6 unidades, sendo 5 do Estado e 1(uma) da Prefeitura a Moura Tapajos, construida na sua gestao como Prefeito. Ou seja, nao existe nenhuma no interior do estado. Aproveitei o ensejo para ler o Plano Preliminar de Acao para reducao da mortalidade infantil, elaborado em agosto de 2009, e verifiquei que as UTI neonatais estavam todas concetradas na capital e ainda numa quantidade inferior a quantidade
    estabelecida pelo Ministerio da saude.

  13. Informo ainda que somente 11 municipios do interior do estado tem Hospital. Solicito que o senhor possa ler esse relatorio Preliminar e possa reverter essa situacao dificil que se encontra o interior. Eu sei que ha problemas de logistica, da dificuldade de profissionais quererem trabalhar no interior, mas e preciso uma solucao. Caso o senhor seja eleito, soicito que olhe com carinho essa situacao. Uma abraco e sucesso, confio em voce.

Comments are closed.