Educação em crise

O jornal Diário do Amazonas de ontem trouxe uma reportagem cujo título era: “Estudantes do AM têm terceiro pior resultado”. O texto se referia à avaliação PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Participam das provas alunos na faixa etária dos quinze anos.

A avaliação é para saber se esses jovens – que já deveriam ter total domínio de matérias básicas como matemática, leitura e ciências – de fato possuem conhecimento dessas disciplinas. O nosso resultado foi vergonhoso. Ganhamos apenas dos estados do Maranhão e Alagoas.

Esse resultado, infelizmente, confirma um problema que já é denunciado há algum tempo, que é exatamente a forma desleixada como o governo do estado vem tratando a educação. O resultado pode mostrar a perda de uma geração. Isso porque a avaliação destes estudantes foi consolidada ao longo dos oito últimos anos de governo.

No próximo exame, daqui a três anos, dificilmente teremos resultados melhores. Não é torcida contra, mas a constatação de que, por mais que o atual governo preze por melhorias concretas na educação de nossas crianças, esses frutos vão demorar a serem colhidos. Bem sabemos que em educação o que se faz hoje rende frutos após alguns anos.

Espero que a política equivocada do governo, em que se privilegiam as indicações políticas no lugar das técnicas, seja alterada para que se possa ter uma educação de qualidade no Amazonas. Não conseguiremos alcançar os níveis necessários para chegarmos a um futuro melhor para os nossos jovens se os investimentos na educação não forem ampliados.

Entendam por esses investimentos não apenas a melhoria salarial dos professores, mas também a formação técnica e acadêmica que é fundamental para a melhoria da educação.

Vamos em frente. Até quinta!

Publicado originalmente no Dez Minutos.

One thought on “Educação em crise

  1. não estou defendendo ninguem mas, por favor!o Governo ajuda ate D+ só que os jovens não querem saber de estudar ou acham que o governo tem de estudar por ele também. Sarafa será que vc também ira resolver isso? não é so dar a estrutura os equipamentos de uma escola e fazer com que os jovens queiram ir a escola o nome ESCOLA não vai mudar é o que assusta muitos deles, claro que não todos.

Comments are closed.