Eduardo Campos abre o 1º ciclo de Oficinas do PSB sobre desenvolvimento

Eduardo Campos abre o 1º ciclo de Oficinas do PSB sobre desenvolvimento

Divulgação
Congressos e seminários – 05/04/2013 A Fundação João Mangabeira, do PSB, inicia neste sábado (06), no Rio de Janeiro, um amplo ciclo de debates com o qual pretende mobilizar seus membros e militantes ao longo do ano de 2013 – as oficinas Diálogos do Desenvolvimento Brasileiro, que nesta primeira edição terá como tema “As políticas sociais e a superação da pobreza”. O evento será aberto pelo presidente Nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, e pelo presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Carlos Siqueira, que é também o primeiro Secretário Nacional do partido.

Segundo Siqueira, os Diálogos foram elaborados com dois objetivos principais. “O primeiro é fazer uma leitura crítica do quadro de conjuntura que se apresenta ao Brasil, em termos de políticas públicas, tematizando o modo como tais políticas impactam a perspectiva de um projeto nacional de desenvolvimento”, explica.

Já o segundo objetivo envolve identificar, nesse quadro, as linhas de atuação e propostas que reforcem as perspectivas programáticas do PSB. “De tal forma que o partido se qualifique ainda mais para debater os temas relacionados à política desenvolvimentista, compreendida em seu sentido mais amplo”, detalha ele. “Isso, para nós socialistas, inclui preocupações de desenvolvimento social, o combate à pobreza, a promoção da inclusão social, a elevação dos níveis educacionais, o acesso à cultura, etc.”.

As conferências dessa primeira oficina dos Diálogos ficarão a cargo dos professores Claudio Salvadori Dedecca, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Amélia Cohn, da Universidade Católica de Santos (SP); e Jesse José Freire de Souza, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

SERVIÇO

Data: 06/4/2013 (sábado)
Local: PUC Rio
Rua Marquês de São Vicente, 263 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Hora: 9 às 16h

Atualização

O primeiro Secretário Nacional do PSB lembra que a iniciativa não é novidade no partido. A Fundação João Mangabeira vem se dedicando nos últimos anos a promover entre seus militantes e simpatizantes um debate intenso sobre os principais temas que deveriam pautar um projeto nacional de desenvolvimento. Agora, diante do modo como vem se dando a evolução da economia brasileira, em um cenário de crise internacional aguda, a Fundação avaliou a necessidade de atualizar esse debate, a fim de que, além dos militantes, também seus membros nos poderes Executivo e Legislativo possam se apropriar das questões emergentes e decisivas que devem condicionar o futuro imediato do país.

As oficinas vão abordar, assim, os principais gargalos que, na avaliação do PSB, limitam a adoção de políticas públicas estruturantes e amparadas na lógica do desenvolvimento sustentado, inclusivo e que tenha como resultado efetivo a eliminação das desigualdades. São eles:
1) As políticas sociais e a superação da pobreza;
2) O novo federalismo brasileiro;
3) Política econômica e política industrial;
4) Política educacional;
5) Política de saúde;
6) Políticas sociais;
7) Políticas de infraestrutura e logística;
8) A questão urbana;
9) O Brasil e suas relações internacionais; e
10) Política de segurança pública.

Os conteúdos abordados em cada oficina irão subsidiar a organização de informes específicos, que conterão as análises e abordagens produzidas pelos especialistas mobilizados para cada tema, bem como o conteúdo dos debates ocorridos em cada um deles e as recomendações dali tiradas. “A reunião de todos os temas se dará por meio da edição e publicação dos ‘Cadernos Diálogos do Desenvolvimento Brasileiro’ pela Fundação João Mangabeira, que certamente se constituirão como importante contribuição nossa para o debate nacional do desenvolvimento”, avalia Carlos Siqueira.

 

Márcia Quadros – Assessoria de Imprensa do Portal PSB