É grave o estado do ex-ministro Fernando Lyra

Do Blog do Magno:

O ex-ministro Fernando Lyra, 74 anos, voltou a ser internado no Hospital Português com problemas no coração. Ele está na UTI em estado bastante delicado. Um dos coordenadores da campanha de Tancredo Neves em 1984, integrante do PMDB histórico, Lyra foi um dos deputados federais mais influentes do Congresso na chamada fase de redemocratização.

Há pouco, o governador Eduardo Campos fez uma visita à família do ex-deputado, que se encontra no hospital torcendo e orando pela sua recuperação. Mas o quadro do ex-ministro é preocupante.

Fernando Lyra começou sua vida pública pelo MDB ao ser eleito deputado estadual por Pernambuco em 1966. Fez parte dos ‘Autênticos do MDB’ – parlamentares que, dentro e fora do Congresso, desafiavam a ditadura, lutando pela democracia.

Candidato a deputado federal foi eleito em 1970, 1974 e 1978 e transitou do ‘grupo autêntico’ para a ala dos ‘moderados’ ao longo de sua estadia em Brasília, sobretudo por sua aproximação com Tancredo Neves.

Após o fim do bipartidarismo ingressou no PMDB em 1980 e foi reeleito deputado federal em 1982 afastando-se do mandato para ocupar o Ministério da Justiça no início do governo José Sarney, indicado que fora por Tancredo Neves em reconhecimento ao seu papel de coordenador político na campanha do político mineiro rumo ao Planalto em 1985.

Reeleito deputado federal em 1986 ingressou no PDT no ano seguinte e em 1989 foi candidato a vice-presidente na chapa de Leonel Brizola nas eleições daquele ano não chegando, porém, ao segundo turno que foi disputado entre Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 1990 foi eleito primeiro suplente de deputado federal sendo efetivado em 1º de janeiro de 1993 quando já estava filiado ao PSB. Há mais de 40 anos na vida pública, exerceu seu último mandato de deputado federal até 1998, quando não disputou a eleição: garante que seu estilo de atuação não tem mais espaço no Congresso.

Em 2003, assumiu a presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão do Ministério da Educação, após esta cadeira ser ocupada durante 31 anos por Fernando Freyre, filho de Gilberto Freyre, de onde se afastou há mais de dois anos.

Em 2006, teve papel importantíssimo na campanha e vitória de Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes para governador, com seu irmão, João Lyra Neto, na chapa como vice-governador de Pernambuco.

Do mesmo modo, contribuiu para a reeleição de Eduardo Campos em 2010 numa votação histórica, com quase 83% dos votos sobre o senador e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos.