DESINFORMADA OU TIRANDO SARRO?

Segundo A CRÍTICA de hoje a Presidente Dilma Roussef disse ao Governador Omar Aziz :

“Não quero que o Amazonas tenha perdas no caso dos tablets”

E disse que ele procurasse o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante para encontrar uma saída.

Com todo respeito que tenho pela Presidente, a quem apoiei, mas ou ela está absolutamente desinformada ou está tirando sarro da nossa cara.

Vamos relembrar.

Antes da MP 534 havia duas possibilidades de produzir tablets no Brasil.

A primeira em Manaus, com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, que sem falar dos incentivos da importação de componentes são:

– Isenção de IPI = 15%;

– Alíquota reduzida de PIS/COFINS – 3,65%

Portanto, a partir de Manaus a carga tributária federal seria de 3,65%.

A segunda em São Paulo, onde a tributação do tablet seria de:

IPI = 15%

PIS/COFINS = 9,25

Ou seja, a carga tributária federal seria de 24,25%.

Na viagem da Presidente à China foi negociada a vinda da FOXCONN para o Brasil e a empresa não pediu incentivos fiscais. O que ela pediu foi:

– Terreno nas proximidades de aeroporto e de estradas que acessem ao mercado interno;

– Aeroporto internacional;

– Energia;

– Banda larga;

– Logística através de estradas;

– Sócios brasileiros;

– Recursos do BNDES.

Ou seja, o que ela pediu nós não temos pela reiterada falta de investimentos do Governo Federal em logística na nossa região.

Nesse contexto, o Ministro Aloisio Mercadante negociou a ida da empresa para Jundiaí em São Paulo e saiu a MP 534 que reduziu o IPI de 15% para 3% e o PIS/COFINS de 9,25% para ZERO.

Ou seja, a carga tributária federal para produzir em São Paulo foi reduzida de 24,25% para 3% e ficou menor do que em Manaus – 3,65% – .

Quem assinou a MP 534 foi a Presidente Dilma e com isso deu mais incentivo em São Paulo do que em Manaus.

Como, então, ela vem dizer que:

“Não quero que o Amazonas tenha perdas no caso dos tablets”

Das duas, uma. Ou a Presidente não sabe o que assinou o que eu duvido muito, ou então, está tirando um sarro da nossa cara.

Logo da gente, Presidente Dilma?!

7 thoughts on “DESINFORMADA OU TIRANDO SARRO?

  1. Muito boa sua análise Serafim. Gostei muito. Ou será que a MP vai ser restrita somente nesse caso para SP??? Há de se reverter essa situação, antes que novas ‘surpresas’ venham no bojo dessa medida.

  2. Não há nenhuma sombra de duvida Serafim que o PT e a Presidente Dilma junto com a turma paulista (isso me faz lembrar exatamente o que os tucanos tambem de São Paulo faziam conosco na época do FHC) estão querendo destruir o Polo Industrial de Manaus e beneficiar o povo rico do Sudeste mais uma vez. Logo a Dilma que teve a estrondosa votação no Amazonas? É melhor procurar outros amigos.
    E, logico, que fico com a segunda hipotese da sua enquete. A Dilma tá tirando sarro dos amazonenses especialmente do Govwernador e dos nossos politicos pois sem os mesmos 99% da situação comeram abiu e travaram a lingua. Vôte!!!

  3. Não há nenhuma sombra de duvida Serafim que o PT e a Presidente Dilma junto com a turma paulista (isso me faz lembrar exatamente o que os tucanos tambem de São Paulo faziam conosco na época do FHC) estão querendo destruir o Polo Industrial de Manaus e beneficiar o povo rico do Sudeste mais uma vez. Logo a Dilma que teve a estrondosa votação no Amazonas? É melhor procurar outros amigos.
    E, logico, que fico com a segunda hipotese da sua enquete. A Dilma tá tirando sarro dos amazonenses especialmente do Govwernador e dos nossos politicos pois SENDO (corrigindo) os mesmos 99% da situação comeram abiu e travaram a lingua. Vôte!!!

  4. Essa lista dos chinees, foram eles que apresentaram ou o Mercadante que ofereceu, de forma que só uma cidade próxima São Paulo podesse atender? Vamos aprender: na próxima, deverá ser uma cidade de mais de 1,5 de habitantes, no meio de uma floresta, entre dois grandes rios.

  5. Ufa! Até que enfim apareceu alguém que apoia a Dilma pra fazer uma crítica frente ao suposto golpe contra a zona.

  6. Tô revoltado com essa tomada de decisão da Presidente,o Amazonas será muito prejudicado,como o Serafim mesmo disse,ela está desinformada ou está tirando sarro da nossa cara.A verdade é,que a Dilma usou de sua demagogia pra nos convencer a votar nela,e conseguiu,agora o Amazonas está à beira de um lapso!!!

Comments are closed.