DE CLOVIS PARA RAIMUNDO

Foto: Jair Araújo / Portal D24AM

O BLOG DO HOLANDA traz a matéria sobre a visita à Manaus do Ministro Mário Zimmermann a fim de tratar do “apagão” que a nossa cidade está sofrendo.

O texto diz:

“Em reunião com o governador Omar Aziz, no início da tarde desta quarta-feira, na sede do Governo, na Compensa, o ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu solução imediata para os apagões na cidade. No encontro, do qual também participaram o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, o diretor presidente da Amazonas Energia, Pedro Hosken, e a deputada federal Vanessa Grazziottin (PCdoB), foi anunciado um plano emergencial que consiste na troca num prazo máximo de 20 dias, a iniciar nesta quarta-feira, de 425 transformadores de energia, principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus.

Zimmermann veio à Manaus por determinação do presidente Lula, após receber na última segunda-feira, no Palácio do Planalto, o governador Omar Aziz e os senadores eleitos Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin. A solução imediata dos constantes apagões ocorridos em Manaus nos últimos dias e o compromisso do presidente em garantir soluções definitivas, como a entrada do Estado no Sistema Nacional de Energia Elétrica estão entre as condições impostas para o apoio do governador à candidatura de Dilma Roussef à presidência, no segundo turno das eleições.

O Ministro afirmou que Lula ficou irritado em saber por meio de Omar sobre os apagões em Manaus, uma vez que a falha na rede de distribuição já era considerada por ele um caso solucionado, por isso determinou que viesse para Manaus com todo o ministério para resolver o problema. Segundo Zimmermann, somente este ano foram liberados mais de R$ 900 milhões para a Amazonas Energia, incluindo recurso para a compra dos novos transformadores e para o ano que vem o investimento gira em torno desse mesmo valor.

“São transformadores mais potentes com capacidade para atender a uma carga maior, dos quais 220 estão no almoxarifado da Amazonas Energia e os outros já foram comprados e estão a caminho”. O ministro encarregou o presidente da Eletrobrás de acompanhar o processo de troca dos transformadores até que toda a rede de distribuição seja recuperada. “Ele está de mudança para Manaus”, disse.

Com todo respeito que devemos ter por um Ministro de Estado, mas isso é, no popular, conversa de Clovis para Raimundo, ou no mais popular ainda, conversa pra boi dormir.

Primeiro porque se pode resolver em vinte dias, como prometido agora, já poderia ter resolvido e podíamos não ter sofrido o desgaste que todos nós, moradores do Amazonas, sofremos.

Segundo, porque essa história de dizer que o problema são os transformadores e que dos 425 necessários 220 já estão comprados no almoxarifado é o recibo da incompetência. Eles tinham que estar instalados e não no depósito. Isso é o mesmo que estar faltando remédios nos postos de saúde e o responsável dizer que tem, mas no depósito.

Terceiro, porque a verdade é a má gestão do setor energético brasileiro, principalmente pelo loteamento político do setor. Isso é mais grave no norte onde quem manda há muito tempo, e o Ministro sabe disso, não é ele, mas o o Presidente do Senado, José Sarney.

Se o que ele disse é mesmo para valer, a Amazonas Energia deve apresentar para imprensa hoje os locais onde trocou 21 transformadores, já que se são 425 transformadores em 20 dias, são 21 por dia.

Fora disso vai ser conversa de Clovis para Raimundo.