Conheça a Vila olímpica do mosquito da dengue no AM

Está em A Crítica Online:

Semsa realiza serviço de “fumacê” no bairro mas piscina de vila olímpica do bairro acumula água da chuva e muitas larvas de mosquito.

Manaus, 24 de Janeiro de 2011
MÁRCIO AZEVEDO

Piscina da vila olímpica do bairro de Santo Antônio vira criadouro de mosquito da dengue. Local acumula água da chuva (Raphael Alves)

Apesar das ações de combate a dengue em Manaus já ter visitado mais de 70,8 mil domicílios, como divulgou nesta segunda-feira (24) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), espaços públicos como a vila olímpica do bairro de Santo Antônio, bem ao lado da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Zona Oeste, foram esquecidos pelos agentes de endemias. No local, como flagrou a equipe de acritica.com, a piscina, que aparenta estar desativada, acumula água da chuva e muitas larvas de mosquito aparentemente Aedes aegypti.

O Santo Antônio é um dos bairros da cidade onde a Semsa começou, nesta segunda, a borrifação de inseticida contra o mosquito adulto. No entanto o “fumacê”, como é conhecido o serviço, não age contra as larvas do mosquito, como explicou Vanderson Sampaio, assessor técnico do departamento de vigilância epidemiológica e ambiental da Zona Oeste.

A vila olímpica é freqüentada, diariamente, por jovens e adultos que utilizam o local para diversas práticas esportivas. Todas estão expostas a contaminação.

“Fumacê”

O serviço faz parte da intensificação do combate a doença na capital amazonense e foi iniciado na semana passada com o emprego de veículos equipados com borrifadores tipo UVB (Ultra Baixo Volume) . “Os carros passam pelas ruas do bairro onde está sendo feito o serviço borrifando o veneno. Em locais de difícil acesso são usados os UVBs portáteis, operados por nossos agentes”, explicou Sampaio.

O “fumacê” utiliza um inseticida diluído em água que não causa problemas para os seres humanos, animais e plantas, como garante a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Mas caso alguma pessoa sinta algum tipo ardor nos olhos ou alguma reação, os técnicos da secretaria recomendam que a pessoa lave o local com bastante água.

Na segunda-feira e terça-feira (25) o “fumacê” vais estar nos seguintes bairros: Santo Antônio e Vila da Prata (Zona Oeste); Parque 10 e Santa Luzia (Zona Sul); São José 2 e Colina do Aleixo (Zona Leste); e Monte Sinai, Manoa e Vale do Sinai.

A recomendação dos técnicos da Semsa é que durante a borrifação os moradores abram as portas e janelas de suas casas para que o veneno atinja mosquitos dentro desses locais.

Alem da borrifação, os trabalhos de identificação e eliminação de criadouros de larvas estão sendo realizadas pelos agentes que atuam na Operação Impacto de Combate à Dengue, prevista para se encerrar no dia 31 de Marco.

A Operação Impacto foi iniciada no dia 14 de dezembro e, até está segunda, 953 pessoas se recusaram a permitir a visita dos agentes que atuam na campanha. “Pedimos aos moradores que recebam os agentes que estão devidamente uniformizado. Caso o morador tenha dúvida, chame o supervisor de área”, explicou Vanderson Sampaio.

“Os ovos são depositados pela fêmea na superfície da água e podem se manter viáveis por até um ano. Essa é a fase mais resistente”, salienta Shelley Maynarth, chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa. O mosquito vive até 45 dias.