Cesar Maia: “Pré-sal, pré… pré-campanha de 2010!”

César Maia, ex-prefeito do Rio
César Maia, ex-prefeito do Rio

Do Ex-Blog do ex-Prefeito Cesar Maia:

1. A cada dia fica mais claro que Dilma vai ficar sem discurso em 2010. Mãe do PAC, será mãe da polêmica e dos atrasos. Na Saúde, será cobrada a explicar a centralização do Tamiflu e das informações. Segurança só faz piorar. O bolsa-família será de todos. Marina saiu e levou o meio-ambiente. Ciro vai tratar da economia. Capacidade administrativa ficará com Serra. Lula sabe disso, e resolveu colocar em cima da mesa o Pré-Sal, mesmo sabendo que seus desdobramentos práticos permitiriam abrir com mais cuidado o debate, incluindo especialistas.

2. A ideia de uma medida provisória foi sepultada. Claro, pois o governo quer que esse assunto tramite por meses no Congresso. O conflito sobre a distribuição dos royalties veio bem a calhar. Se não tocasse na legislação atual estaria tudo resolvido. Mas a polêmica e o tempo são necessários. Para isso, cria fatos, usa os governadores, fala de repartições, para deixar todos com água na boca e enviar um projeto de lei para os embates no “coliseu”. Quanto mais tempo e mais polêmica, melhor.

3. A única coisa prática, e perigosa, é o modelo empresarial. Para que criar uma empresa estatal nova? Por que não trabalhar com a Petrobras? E com a ANP? Perigosa porque o que se diz é que dessa empresa nova sairão antecipações de receitas, com lançamento de derivativos. Ou seja, leva-se a leilão papéis novos de direitos sobre a extração futura de petróleo no pré-sal.

4. O valor desse papel terá uma margem de possibilidades para nenhum especulador botar defeito. E se estiver vinculado à disponibilidade física da produção, é provável que quem depende de petróleo a longo prazo se interesse.

5. Com isso, se atravessa 2010 com o Pré-Sal no cardápio eleitoral, com todo o menu de promessas, sonhos, hipóteses, especulações, discussões, compromissos, de forma a dar à candidata de Lula um discurso em relação ao futuro, onde tudo caberá. E com algum dinheiro no bolso. Por esta razão o “lançamento” tem que ter esse marketing de grande espetáculo, preparando um 2010 com presentes de todos os tipos, carregados num trenó voador, cheio de renas.

5 thoughts on “Cesar Maia: “Pré-sal, pré… pré-campanha de 2010!”

  1. CLARO QUE O PRÉ SAL SÓ VAI ENGORDAR O BOLSO DOS MAS PODEROSOS, POR ISSO QUE JA´TEM GENTE, QUERENDO UMA FATIA DO BOLO .

  2. O ex-prefeito está com uma opinião bastante inteligente, Dilma está tendo um esvaziamento da sua candidatura e, Lula, que já viu que seu sonho de eleger sua pupila vai ser mais difícil que ele imaginava vai jogar pesado para isso.
    O PSB não pode entrar numa de fazer Ciro disputar o governo de São Paulo, sob risco de eleger Serra no primeiro turno, e perdermos a oportunidade de realizarmos um debate nacional.

  3. Se já temos a PETROBRAS e a ANP , para que criarmos mais uma estatal?
    Era só aumentar os royalties e a questão estaria resolvida sem desestímulo a investidores , sem quebra de contrato, sem que fossemos obrigado a aguentar o Sr edson Lobão à frente de mais um embuste….
    Vamos criar mais um latifúndio para o PMDB ( Sarney/Renan)?,
    Deveríamos mesmo era privatizar a PETROBRAS e nos concentrarmos apenas em recolher impostos para financiar o desenvolvimento.Tão Simples!
    Mas falta o bom senso.

  4. E a oposiçao queria o que? uma medida provisoria pra depois ser revogada pelo serra que sonha ser presidente, mas que so tem olhos pra sao paulo. e o resto do brasil tem de continuar lascado? somente esta oposiçao psicopata pode se propor a governar o brasil pensando somente no sudeste e seus estados produtores separatistas!!! proposta de serra como “excelente” administrador; governar o brasil pensando em sao paulo, rio e espirito santo!!! o brasil se reduz a tres estados???
    isso se serra, caso presidente, com apoio de seus aliados nao venderem a petrobras com pre-sal e tudo para os amigos de fhc; daniel dantas e companhia!!! pensam q o povo é burro!! e tu sarafa é marrom como a imprensa brasileira, nao tem lado não, é????

  5. O Presidente Lula está certo. O Pré-sal é nosso. Mas, o Serra já meteu o “dedo sujo” pra não dividir os royalties do pré-sal com todos os outros Estados. Por ele e FHC a Petrobrás já teria sido privatizada a séculos… Mas, a Dilma vem ai…

Comments are closed.