CAMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA DR. EULER RIBEIRO

O médico geriatra Euler Ribeiro foi homenageado hoje (17), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a medalha de ouro Adriano Jorge, por meio do decreto legislativo nº 234/2012.

De autoria do vereador Paulo Nasser (PSC), mas subscrita pelo vereador Elias Emanuel (PSB), Euler Ribeiro, 71 anos de idade, nascido no município de Itacoatiara, é o grande responsável por estudos sobre a velhice e o envelhecimento saudável no Amazonas.

Em seu discurso, Elias enalteceu a experiência do médico e o classificou como um “Homem da Floresta”. “No ano em que nasci, em 1967, ele já se formava em Medicina. Há 45 anos, é referência em Medicina”, disse o vereador.

Elias afirmou que, quando o médico Euler foi deputado federal e teve que relatar matérias importantes, como a reforma da Constituição de 1988 e presidente da Comissão de Seguridade Social, ele descobriu que tinha muito a aprender com os idosos.

“Foi a sua sabedoria que me fez apaixonar pela causa dos idosos. Hoje, 9% da população de Manaus é de idosos. O que foi feito de políticas públicas?”, disse o parlamentar. Elias confidenciou que, em suas conversas com o médico, eles sempre tratam da causa do idoso e que, orientado por Euler Ribeiro, conheceu programas voltados à pessoas da terceira idade no Rio de Janeiro, além de apresentar projetos na Câmara Municipal de Manaus voltados para este público.

“Se não tivermos políticas públicas para os idosos iremos na contramão. Não é tarefa somente do Elias, mas de todas as casas legislativas”, disse.

Euler Esteves Ribeiro nasceu em 1941 em Itacoatiara e, mais de quatro décadas de vida pública, além de exercer a medicina, escrever livros, estudar sobre o envelhecimento, ele também já atuou na política, como deputado federal, quando foi eleito em 1989.