BRT, melhor opção

Por Marcelo Serafim

Todos sabem que reconheço o projeto do BRT, defendido pelo prefeito Amazonino Mendes, como a melhor alternativa para o transporte público em nossa cidade.

Na minha opinião, o monotrilho será um grande elefante branco para o futuro, pouco operacional e extremamente caro. No entanto, sei que é impossível a Prefeitura de Manaus arcar de forma solitária com todos os custos desse projeto. Se eu que não sou o prefeito sei disso e reconheço as dificuldades da Prefeitura em arcar com essas despesas, imaginei que o prefeito de Manaus também tivesse essa consciência, mas infelizmente não tem.

A incompetência gerencial na Prefeitura é tamanha, que até hoje não foi formulado pela administração municipal um único pedido de financiamento para o projeto do BRT, ou seja, Amazonino tem o melhor projeto, defendido inclusive por setores da oposição e não consegue sequer solicitar o financiamento. Para minha surpresa a Prefeitura delegou ao governo do Estado o financiamento do BRT junto ao governo federal. Ora, Amazonino esquece que o governo do Estado defende outro projeto de mobilidade urbana para Manaus e obviamente, não cederão os recursos conquistados por ele para a execução de um projeto que não é seu.

Amazonino já é prefeito há 29 meses, teve todo esse tempo para se preocupar com um bom projeto para Manaus, mas nada fez, se limita a usar os recursos deixados pela administração anterior e a gastar esse dinheiro para concluir obras. Não propõe nada de novo, nada que inove e mude de verdade a vida das pessoas.

Isso acontece, porque o tempo da demagogia, da política do ‘rouba mas faz’ passou, e esse tempo não voltará, pois a sociedade sepultará esse tipo de administrador. Infelizmente, teremos que viver com os desmandos e a falta de compromisso com a coisa pública por mais algum tempo, e cabe aos homens e mulheres de bem de nossa cidade, fiscalizarem e denunciarem para que Manaus de fato possa voltar a ser uma cidade feliz.