Belém chora derrota e atira pra todo lado

Nossos irmãos paraenses não absorveram a perda na disputa para ser a sede da Copa do Mundo na Amazônia. E estão atirando para todos os lados.

Lúcia Penedo, coordenadora do Grupo de Trabalho, atacou a FIFA dizendo que a entidade não é séria. Depois acusou a Coca-Cola e a Sony que, tendo fábricas em Manaus e sendo patrocinadoras da Copa do Mundo, teriam influenciado nos bastidores em favor de Manaus. E disse que se a escolha tivesse sido técnica Belém ganharia.

Não sou daqueles que procuram exacerbar essa “briga” entre amazonenses e paraenses. Tenho fraternais amigos em Belém, o Pará tem a sua importância no contexto nacional e confrontos entre povos da Amazônia não leva a nada.

Agora, convenhamos, Manaus tem muito mais condições do que Belém. Foi-se o tempo em que quando dois manauaras chegavam a Belém e contemplando os edifícios da capital paraense um dizia para o outro: “Rapaz, como aqui tem muito IAPETEC”. Isto porque Manaus só tinha um único edifício, o IAPETEC, que virou sinônimo.

Hoje, Manaus é uma cidade pujante, aquecida, vibrante, embora tenha os seus problemas como todas as cidades que cresceram como nós nos últimos 40 anos. E que tem vencido disputas de investimentos privados de Belém exatamente por que hoje está melhor. Exemplo: o Shopping Manauara, que entre Belém e Manaus, veio pra cá.

Sem querer ensinar padre nosso a vigário, mas verdade é que Belém precisa fazer auto crítica. Cometeu erros primários, como por exemplo, durante o Forum Social Mundial ter descuidado da coleta do lixo, fato que teve repercussão internacional.

Por último, são ridículas as acusações às duas empresas Sony e Coca-Cola. Não creio nesse nível de influência, mas se existiu foi o fato mais natural.

Ou queriam que elas, patrocinadoras aqui instaladas, jogassem contra a cidade que as acolheu?

Aí seria demais, não é não?

18 thoughts on “Belém chora derrota e atira pra todo lado

  1. ALFREDO TERÁ QUE DEVOLVER R$ 110 MIL AO SENADO
    Em 2/6/2009, ás 10:32
    Notícia lida 55 vezes. Classificada com por 3 leitores.
    ENVIAR IMPRIMIR FAVORITOS
    Os ministro Alfredo Nascimento continuou recebendo auxílio-moradia mesmo depois de ter trocado o Senado pelo Ministério dos Transportes, segundo reportagem de Andreza Matais e Adriano Ceolin, publicada na Folha de São Paulo. O Senado também pagava o auxilio a João Pedro, que assumiu no lugar de Alfredo, e que por morar em apartamento funcional também não tinha direito ao beneficio. O contribuinte financiava duplamente ao ministro e ao suplente do ministro para morar bem e ainda receber por isso.

    De acordo com a reportagem, Alfredo recebeu R$ 110 mil. A direção do Senado mandou suspender os pagamentos e estuda pedir o dinheiro de volta.

    A reportagem informa que Alfredo (assim como dois outros ministros que trocaram o Senado pela Esplanada) não sabia da ilegalidade nos pagamentos e avisou que devolverá o dinheiro se o Senado assim decidir.

    Fonte Blog/ Folhaonline, Folha de São Paulo

  2. Prefeito,
    Se olharmos pelo lado social, os culpados foram os próprios paraenses que debandaram do estado em busca do eldorado. muitos vieram para Manaus, alguns cresceram, outros continuam tentando.
    Ultimamente, as notícias em rede nacional, em nada beneficiaram nossos irmãos paraenses, principalmente a crise por que passa o governo do pt. Sem contar outros fatores relevantes que culminaram, com a escolha de Manaus.

  3. Sarafa, estamos preocupados é com que vai ficar o capital para construção do nosso estádio e das melhorias em nossa cidade.

    Imagina se o atual prefeito “o Maluf do Amazonas” esteja no governo?

    Responda Serafim, qual será sua atitude para tentar lutar a favor da política correta e contra a corrupção que hoje na prefeitura e no governo estão humilhando com a população do Amazonas e de Manaus?

    Você é candidato ou apoia alguém? Ou ainda é cedo para especular?

    Volta logo sarafa!!!!

  4. E quanto aos paraenses nossos irmãos, o tempo vai resolver, e aí todos os nortistas irão ajudar a fazer a copa da amazônia. Creio eu!

    Isso se o Maluf do Amazonas, não estragar tudo!!

    Volta logo Sarafa!!

  5. Essa Sra. Lúcia, com seu projeto perdedor, não desmereceria a FIFA se Belém tivesse sido escolhida como sub-sede! Se isto tivesse acontecido, ela diria que o mérito seria da FIFA? Ou iria dizer que o mérito era dela e de sua equipe?
    Esse é o problema dos maus perdedores, e o mérito realmente não lhes cabe!

  6. Eu topo negociar a copa com Belem!

    Eles levam os 6 Bilhões, mas terão que levar junto Eduardo, Omar, Amazonino, Carlos Souza e Alfredo.
    De volta manda um litro de açaí dos bons e uma maniçoba caprichada que já valeu!

  7. Cuidado com que escreve sarafinha, a população paraense no amazonas é grande assim como os votos, isso faz a diferença. Você ainda tem pretensões políticas e assim é você que pode acabar chorando. Porque o paraense aqui que em duas eleições votou em você, não vota mais.

    Se você é ético, coerente, sensato sabe quem possui mais belezas ou o senhor teria ousadia de comparar o parque dos bilhares feito na sua gestão com o Mangal das Garças ou talvez a lagoa do japiim com estação das docas.

    Manaus e Belém assim como todo lugar no mundo possuem suas qualidades e defeitos, precisamos respeitar, moro em Manaus e jamais cuspirei no prato que como a cidade tem suas qualidades (pessoas, teatro,DI,shoping,cultura…) e seus problemas também, mas isso não me dar o direito de fazer zombaria. Vale ressaltar que o estado do Amazonas tem lugares super gostosos para se tomar um bom banho como, por exemplo, a cachoeira da onça, pedra furada, berro d’água (Presidente Figueiredo) entre outros lugares, amo o estado que moro, mas jamais esquecerei minhas origens e o imenso amor que tenho pela minha e eterna BELÉM-PA e não é uma copa do mundo que irá tirar esse sentimento e orgulho, pois assim como os amazonenses, eu tenho orgulho de ser paraense.

  8. Então vc tb não vota mais no Eduardo,né?
    Ao contrário de vc, ele não tem orgulho de ser paraense – o que é rEdiculo [sic], ontem ele disse na CBN que apesar de ter vindo pra cá com quase 10 anos [um biguzão], ele não se sente paraense, ele apenas nasceu lá.
    E olha, vou te falar, eu prefiro Belém, como vc disse tem defeitos, em compensação tem um ventinho, uma brisa! Até por isso a Copa devia ser lá tb!

  9. Sarafa, Belém já tinha um shopping igualzinho ao Manauara (acho que é Castanheira), pra que iam fazer outro ali?
    Ainda bem que veio pra cá, e com ele finalmente a Saraiva Bookstore. Chega de esperar os livros pelo correio.

  10. Quem está fazendo comparações é você, Plínio. Não vi zombaria do ex-prefeito, apenas a constatação do que talvez você se recuse a admitir.
    É claro que são duas grandes cidades hoje, mas já se vai o tempo em que nesse tipo de comparação, Manaus perdia longe, ou nem se admitia comparação. Hoje, as duas se alternam em vitórias.
    No quesito Copa-2014, infelizmente para Belém e felizmente para Manaus e para nós, levamos a melhor.

  11. Todos comentam:”a copa é nossa” mas fico pensando será que o governador fará com os pobres da cidade, afinal a cidade é fruto deste governo que aí está, rodeada de favelas, esgotos intupidos, falta de água potável e mesmo falta de água qualquer pra maior parte da população manauara.Os empregos virão, mas e.. o resto??O comércio enriquecerá, mas.. e depois que acabar a copa??O vivaldão vai sumir, mas..as ivasões de toda a torquato tapajós tb vao sumir??Enfim pra assistir aos jogos tem que comprar ingressos e pra isso muito dinheiro, não é mesmo??Imagina um camelódromo ao redor do estádio??Com essa política do prometer e não cumprir, eu como concursada aprovada e nao chamada da SUSAM pergunto, a copa em manaus será bom pra maioria da população??Nem as contas da prefeitura ficam mais a disposiçao pra ser consultada menos ainda do Estado inteiro! quem garante que esse dinheiro inicial vai ser usado honestamente????Serafim você faz falta amigo!Apesar dos erros cometidos.

  12. É plínio dizer “cuidado sarafinha” não é uma forma muito elegante e até agressiva de se referir ao único senhor que apesar das ‘armações”que o colocaram foi o único a dizer sinceramente oque pensa com honestidade e acima de tudo, serenidade, pois releia o comentário e entenda pq parece que nao entendeu o que leu.Pergunto a você caro amigo, se o Pará é um Estado Tao maravilhoso a ponto de estar acima de Manaus pra receber os jogos da copa.. penso, porque o Eduardo Braga, O Sinésio levantaram as mãos dizendo que têm orgulho de ser amazonenses, e o pior.. escondem que lá nasceram da maioria da população????O Alfredo Nascimento se diz amazonense também..sabes Manaus é a cidade da acolhida, recebe todos como filhos…Belém faz isso??O amazonense faz piada e ri junto, o paraense agride e ri de você, xenofobismo puro.Sejamos justos, se Belém é tão boa, porque nao recebeu você lá??porque você só encontrou oportunidade aqui em manaus???Porque o próprio paraense não encontra boas oportunidades de vida na sua própria terra, até consulta médica o paraense faz aqui,acho meu amigo que há muito verbo e pouca ação, você poderia votar no seu EStado do Pará e tentar melhorar a sua Terra pra que no futuro você pudesse morar lá e também os seus filhos, sua vinda e permanencia nessa nossa Manaus é prova que Manaus é muito MELHOR! E VOCÊ MORANDO AQUI EM MANAUS É PROVA DISTO.

  13. É Wagner, pena que você pense dessa forma, isso não uma questão de quem levou a melhor, mas deixa eu te ajudar a enteder melhor meu sentimento em relação a copa. Quando o goverdor-am foi com nosso presidente defender a candidatura do Brasil, como sede da copa do mundo de 2014, o que foi pregado é que o país faria a copa do meio ambiente, ou seja, a floresta foi o maior markiting e no entanto, o nordeste terá 4 sub sedes, sudeste 3. Enfim, desde o inicio desse bafafa todo, minha torcida era pro norte e por que não as 3 capitais ou pelo menos duas não menos que isso ai sim teria o respaldo da copa do meio ambiênte, da floresta, sofremos muitos com o preconceito sulista e por isso deveriamos ser mais unidos.

    No mais obrigado a todos, inclusive os idealizadores deste blog, pois permitem as críticas respeitando a democracia.

    Vou continuar comendo minha tapioca com tucumã e queijo qualho,churrasquinho de gato, tomar banho de rio e quando no Pará estiver um açaí, tacacá, camarão, carangueijo, tomar banho de mar…

    Abraços

  14. Gostei dos termos desta “negociação” com Belém, Zona Peste! O Amazonas sairia ganhando!

  15. A alegria é de todos nós,Manaus sub-sede da copa de 2014,é um gol de placa.
    A população ganha duplamente com esta escolha,ganha em infraestrutura ,desenvolvimento e entretenimento.
    Parabéns a todos nós.

  16. Eu tinha uma mínima desconfiança também de que as duas seriam escolhidas, talvez pra atender a uma demanda política. Mas o Lula não estava com essa moral toda, e a Fifa ignorou esse lobby.
    Por outro lado, duas cidades nortistas na Copa não iriam caber nunca nos interesses de outras regiões.
    E sejamos francos: o papo ambiental é muito bom, mas estou mais para acreditar que colocaram uma cidade amazônica ‘só pra não dizer que não estão preocupados com a questão ambiental’, ou seja, só pra inglês ver.

Comments are closed.