Bandas tradicionais lotaram as ruas de Manaus no fim de semana

Bica, Difusora, Boulevard e Bhaixa da Égua encheram as ruas com foliões irreverentes e dispostos a tudo para se divertir no sábado e no domingo magro da folia

De ACRITICA.COM, por JANAÍNA ANDRADE:
  • O Rei Momo e a Rainha do Carnaval na banda da Difusora
    FOTO: J. Renato Queiroz
  • Ex-senador Evandro Carreira e o professor da Ufam Ademir Ramos festejam na banda do Projeto Jaraqui
    FOTO: Reprodução/Internet
  • O ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) ‘tricotam’ na Bica
    FOTO: J. Renato Queiroz
  • Rainha da Bica evolui no asfalto ‘observada’ pelo nosso ‘templo das artes’
    FOTO: J. Renato Queiroz

Manaus foi palco neste final de semana das quatro maiores bandas de Carnaval da cidade: Bica e Difusora, no sábado (22), e Boulevard e Bhaixa da Égua, neste domingo (23). De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 200 mil pessoas caíram na folia nos dois dias nestas bandas.

O início das festas foi marcado pela tradicional Banda Independente da Confraria do Armando, a Bica, que ocorre há 28 anos na rua 10 de Julho, Centro. Segundo um dos fundadores da banda, Mario Adolfo, 40 mil brincantes eram esperados. “O público pode participar mais uma vez de uma tradicional festa do carnaval amazonense que é democrática, irreverente e sempre com muito humor trata de temas que estão em pauta, e em vez de irmos para o lado das críticas, optamos para o lado do humor ácido”, afirmou Mario.

O tema deste ano era “Em tempo de Copa, calor e eleição, até inglês foge do caldeirão e político ladrão vai parar na cadeia do Vivaldão!”. Um público eclético formado por universitários, turistas e pessoas da ‘melhor idade’ “entraram” na Bica.

A Bica este ano teve a apresentação da bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade e das bandas Demônios da Tasmânia e Cauxi Eletrizado.

A banda da Difusora, na avenida Eduardo Ribeiro, também no Centro, trouxe bandas de axé e forró, além da bateria da Aparecida.

Organizador da banda, André Anzoategui destacou que este ano é especial para a Difusora, que completou 19 anos de realização. “A banda da Difusora arrasta multidões e brincamos na paz. Temos orgulho de dizer que conseguimos colocar em torno de 50 mil foliões brincando e mantendo a tradição do carnaval de rua em Manaus”, disse Anzoategui.

Domingo magro

E neste domingo nem o tempo chuvoso espantou os foliões das ruas, onde ocorreram à banda do Boulevard, na Zona Sul, e a Bhaixa da Égua, e, Educandos, Zona Centro-Sul.

A Boulevard trouxe nove atrações, entre bandas de marchinha de carnaval e as baterias de escolas de samba da Presidente Vargas, Balaku Blaku, Vitória Régia, Reino Unido da Liberdade.

E a Bhaixa da Égua, com público estimado de 7 mil foliões, agitou com as bandas: Junior e Banda; Dermilson Castro e a Super Banda de Metais; Frutos do Pagode. Segundo estimativa da Polícia Militar (PM), aproximadamente 60 mil brincantes participaram da Boulevard. Já na banda da Bhaixa da Égua, a polícia esperava duas mil pessoas.