Audiência Pública para discutir segurança nas escolas municipais

Na próxima quarta-feira (13), às 14h, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, presidida pelo vereador Elias Emanuel (PSB), realiza uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para discutir sobre a segurança nas escolas e todo o panorama de violência que hoje atinge crianças, adolescentes e jovens em idade escolar.

Para esta audiência, deverão participar membros das Secretarias Municipal de Educação (Semed), Estadual de Educação (Seduc), Pastoral do Menor da Igreja Católica, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CMDA), Segurança Pública e demais órgãos ligados à defesa desses entes.

A audiência, motivada pelos últimos acontecimentos que ocorreram no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, na semana passada, quando 12 adolescentes foram mortos e outros 12 encontram-se internado, após terem sido vítimas de um massacre, visa discutir, refletir e agir sobre as políticas públicas (ou a falta delas) para este setor no âmbito do Município de Manaus.

“Infelizmente, hoje a violência faz parte do cotidiano escolar e temos que discutir ações de prevenção para que esse acontecimento do Rio de Janeiro não abra precedentes para outros massacres”, alerta o vereador.

O parlamentar quer aproveitar a chegada da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, que deve ser enviada pelo Executivo Municipal à Câmara até a próxima sexta-feira, e discutir com a sociedade propostas para a segurança educacional que possam ser emendadas dentro deste projeto.

Elias Emanuel reforça que casos de violência, em todos os sentidos, já vêm acontecendo dentro das escolas de Manaus, como violência sexual contra estudantes, praticadas muitas vezes pelo próprio corpo docente das escolas, conforme noticiado nos últimos meses pela imprensa, ou até mesmo em que a segurança falha das unidades educacionais, têm facilitado o uso de violências contra alunos por entes externos.

A Comissão é composta ainda pela vice-presidente, a vereadora Glória Carrate e demais parlamentares-membros: Socorro Sampaio, Lúcia Antony, Dr. Modesto, Nelson Amazonas Azedo e Marise Mendes.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.