Audiência discute direitos de ‘filhos separados’ dos pais portadores do mal de hansen

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, presidida pelo vereador Elias Emanuel (PSB) realiza, às 15h da próxima segunda-feira (22), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para tratar do drama de filhos que foram separados de seus pais, portadores do mal de Hansen, em décadas passadas.

A luta do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), presidida em Manaus por Waldenora Rodrigues – que também faz parte do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, é para que o governo federal indenize essas pessoas, cujo valor estimado está na faixa dos R$ 70 mil. Muitas foram separadas de seus pais ao nascer e algumas nunca chegaram a conhecê-los.

Em todo o país, conforme dados do Morhan, existem mais de 40 mil filhos que foram separados de seus pais e que estão na faixa etária entre 40 e 50 anos de idade. Waldenora não tem dados exatos de quantas pessoas estão nesse perfil no Amazonas.

Na audiência “Filhos Separados”, além da presença da executiva regional e nacional do Morhan, deverão participar também representantes de escritórios modelos de direito da Universidade Paulista (Unip), UniNilton Lins, Uninorte e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Conselho Municipal de Saúde de Manaus, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas (OAB/AM) e a epidemiologista Viviana Cláudia Almeida.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.