Atraso em obra pública é “regra do jogo”, diz ministra do Planejamento

Da FOLHA.COM por DIMMI AMORA, DE BRASÍLIA:

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse em apresentação de um balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que atraso em obras “é regra do jogo”.

Belchior explicava o critério do governo para marcar como “adequada”, “em atenção” ou “em estado preocupante” (quando a obra ganha um selo vermelho no balanço) um grupo de obras do PAC que são monitoradas pelo governo, em geral as de maior valor e complexidade.

Sérgio Lima/Folhapress
A ministra Miriam Belchior, do Ministério do Planejamento
A ministra Miriam Belchior, do Ministério do Planejamento

Todas as vezes que essas obras monitoradas atrasam, o governo readequa o prazo delas nos balanços do PAC e coloca as obras atrasadas em estado adequado ou em atenção.

Segundo Belchior, o atraso não é o critério para fazer a marcação das obras: “Se colocar cada dia de atraso, tudo teria que ser vermelho”.

Ela afirma que o critério para marcar uma obra com o selo de adequada ou não é o estado crítico em que ela se encontra. Segundo ela, uma obra parada por decisão judicial é mais crítica que uma obra atrasada, mas em andamento.

“No caso do aeroporto de Manaus, é uma obra que está atrasada por vários problemas. Mas agora os problemas estão resolvidos, ela está andando e não tem por que marcá-la [com o selo vermelho]”, disse a ministra.