Arthur honrou o Amazonas

Da tribuna do Senado, Arthur se dirige a Sarney - Foto: Roberto Stuckert Filho / O Globo
Da tribuna do Senado, Arthur se dirige a Sarney - Foto: Roberto Stuckert Filho / O Globo

O Senado Federal vive uma de suas maiores crises. A longa permanência de um mesmo grupo à frente de seus destinos e o controle da administração por uma cúpula de burocratas sem compromisso com a coisa pública fez com que o Senado se transformasse numa entidade privada, onde ao invés do interesse coletivo, prevalecesse o interesse pessoal. No lugar das grandes questões nacionais, entraram as questões absolutamente pessoais.

Na eleição da Mesa Diretora no início deste ano deu-se o confronto que vinha sendo adiado. De um lado, senadores que queriam romper com tudo isso, e de outro, os que queriam que tudo continuasse como está, embora de público dissessem o inverso. De um lado, Tião Viana; de outro, José Sarney.

Venceu Sarney.

Desde a sua posse o Senado está envolto por denúncias que se sucedem, sempre com a nova sendo mais grave que a anterior. A primeira delas foi a de omissão por Agaciel Maia, Diretor Geral desde o século passado, de uma mansão em sua Declaração de Imposto de Renda e que resultou na sua demissão do cargo. A partir daí, Agaciel e seu grupo, passou a chantagear senadores.

Era uma situação patética: senadores, eleitos com milhões de votos, reféns de um burocrata que, sendo detentor, pelo cargo que exerceu, de informações privilegiadas, passou a vazá-las de acordo com o interesse daqueles que o mantiveram durante tanto tempo no poder.

Nesse contexto, o Senador Artur Virgílio tomou uma atitude que honra o Amazonas. Telefonou ao Presidente José Sarney e pediu-lhe que fosse presidir a sessão. E da tribuna denunciou as chantagens que Agaciel e seu grupo vinham tentando fazer. De forma direta, objetiva e clara, Artur tocou na ferida. Foi uma posição corajosa, republicana e que honra o seu mandato de Senador pelo Amazonas.

A partir do discurso do Artur,  não há como Senado continuar refém e não fazer o que tem de ser feito. A menos que, a começar por Sarney, todos tenham perdido o juízo e qualquer resquício de respeito pela coisa pública, o que não creio.

Daqui deste espaço cumprimento o Senador Arthur. Honrou o seu mandato e o Amazonas.

Parabéns.

5 thoughts on “Arthur honrou o Amazonas

  1. sr.Serafim nao teria alguma valia fazer com que fosse noticiado em Portugal ou em outros paises a real situaçao da nossa querida Manaus.

    ex. caso Walace,obras pagas pelo estado que nao foram realisadas,envolvimento de tribunais no crime organisado,abastecimento de agua na maior reserva do mundo; aqui
    quando se fala em turismo no Amazonas todos que foram so viram o aeroporto, tropical hotel,ariaú e encontro das aguas esse pessoalzinho do poder tem que aparecer ao lado das trapalhadas que fazem.
    grato

  2. Quanto o Senador foi com muita admiraçao e honra que o ouvi se referir aos 2 ladroes e ao presidente da casa o 3º

  3. O senador Arthur Virgílio é um líder e um político que muito orgulha o Amazonas e o Norte.Parabéns senador Neto!!!!

  4. Caro serafim,primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog,está muito bem elaborado e trás uma serie de informações e discussões interessantes.
    tambem tenho um blog,o qual tem sido para mim uma forma ,solitária as vezes, de combater o atual grupo de Adail Pinheiro que infelismente ainda se encontra no comando de nossa cidade.
    Este blog tem travado nesta semana,uma luta para divulgar as informações referentes aos processos e crimes enfrentados por Adail e sua organização criminosa.Principalmnete, em relação a questão da pedofilia,o que infelismente os jornais da capital não tem mais tratado com tanto interesse.
    Se puder divulgue meu blog,pois o seu tem uma abrangencia à um universo bem maior que o meu,quem sabe assim possamos mesmo com esse trabalho de formiguinha começar a ruir a muralha de atraso para o amazonas que é esta corja…
    o link é http://www.cronicasdecoari.blogspot.com
    Continue a luta.
    Um forte abraço.
    Eloym assunção.

Comments are closed.