ALE-AM concede Medalha Ruy Araújo ao advogado Francisco Marques

ALE-AM concede Medalha Ruy Araújo ao advogado Francisco Marques

O advogado Francisco Nascimento Marques, ex-juiz do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, a Medalha Ruy Araújo, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual a personalidades que se destacam em suas áreas de conhecimento e atuação.

A medalha foi conferida ao advogado, que foi conselheiro da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Amazonas), por meio do Projeto de Resolução Legislativa n.º 19/2009, de autoria do ex-deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), e com saudação do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Serafim afirmou que outorga foi um reconhecimento do povo do Amazonas ao trabalho desenvolvido pelo homenageado.

Em seu pronunciamento, durante a sessão solene, Francisco Marques agradeceu a homenagem.

“Essa é uma homenagem que eu acho que, não por me ser merecedora, mas acho que essa é uma homenagem que todo cidadão do Amazonas é merecedor. Inicialmente agradeço ao ex-deputado Arthur Bisneto  pelo título a mim concedido e, em seguida, também agradeço ao ilustre deputado e amigo de longa data, Serafim Corrêa. Honra-me receber a presente homenagem Medalha Ruy Araújo. Ao longo de minha vida sempre me pautei por trabalhar pelo bem estar da minha cidade, do meu estado, da minha terra”, declarou.

Familiares, amigos e colegas de trabalho do advogado homenageado também estiverem presentes na sessão solene realizada no plenário da ALE-AM.

“O Francisco Marques tem uma extensa folha de bons serviços prestados ao Amazonas. Ele foi vereador em Manaus, presidente da Câmara Municipal de Manaus, foi secretário de Administração, foi advogado a vida inteira, inclusive, sendo conselheiro da OAB-AM. Ele é merecedor da homenagem, de todos os elogios e sempre há tempo de prestar homenagens a quem fez só o bem, a quem pregou o amor, só defendeu a justiça, é o Chico Marques, como carinhosamente nós o chamamos, é tudo isso. Ele merece e eu diria até que é uma tardia homenagem, porque ele já merecia ter recebido isso há mais tempo”, disse Serafim em seu discurso.

Filho de Francisco Marques, o juiz eleitoral Fabrício Marques, afirmou que a outorga a seu pai, “é um nobre gesto de reconhecimento, por parte do Poder Legislativo Estadual, pelos serviços prestados ao estado do Amazonas”.

“A trajetória dele é motivo de grande orgulho e inspiração para mim. É um dos poucos homens que conheço que atuou, de forma proba e exemplar, pelos três poderes da República. No Legislativo, presidiu a Câmara Municipal e nessa Casa Legislativa Estadual, de forma irretocável. No Executivo, em âmbito municipal, assumiu a prefeitura por 109 oportunidades, servindo à população da capital. E no Judiciário, foi Membro da Corte Eleitoral do Amazonas, entre os anos de 2015 e 2017, ocasião em que, atuando de forma imparcial e corajosa, fez história nesse estado, ao ser responsável pela Relatoria de um processo complexo que veio mudar os rumos do estado”, disse o magistrado.

Fabrício disse ainda que, como advogado, Francisco Marques se destacou como um grande solucionador de conflitos e grande defensor da boa aplicação da lei e dos preceitos constitucionais.

“Sem dúvida, o reconhecimento por parte dessa Casa Legislativa é motivo de muita alegria, orgulho e satisfação para todos que acompanharam a trajetória do Dr. Francisco Marques. Sem dúvida trata-se de um grande homem que marcou seu nome na história do nosso povo”, disse.

Trajetória

Graduado pela UA (Universidade do Amazonas), pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo na ESA (Escola Superior de Advocacia), Francisco Marques foi eleito vereador de Manaus em 1982, onde assumiu como presidente da Câmara Municipal de Manaus no biênio 1983 à 1985; Enquanto presidente da Casa Legislativa, assumiu como prefeito em exercício 109 vezes.

Marques foi secretário Municipal de Administração na Administração do prefeito Arthur Virgílio Neto em 1989; deputado estadual em 1990 (PSB); candidato a vice-prefeito na coligação Acorda Manaus como membro do PSDB; foi Juiz Jurista da Corte Eleitoral do TRE-AM, em 2015; criador e organizador do livro Código Penal na Ótica do Advogado em 2020.