Acidente de ônibus revela sistema velho e sucateado

Ônibus da Transmanaus, que fazia a linha 678, teve a barra de direção quebrada, causando um grave acidente na noite de segunda-feira

O acidente de trânsito que envolveu um ônibus coletivo do grupo Transmanaus, vitimou uma passageira e deixou outros cinco feridos, no final da noite de ontem, segunda-feira (4), trouxe à tona um velho problema, bastante discutido pela classe política, mas ignorado pelas empresas do transporte coletivo e Prefeitura de Manaus: o tempo de vida útil dos ônibus que servem ao sistema.

Diante dessa fatalidade, o vereador Elias Emanuel (PSB), pediu urgência em um projeto de lei de sua autoria, que tramita há dois anos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Trata-se do PL 287/09, em que obriga as empresas de transporte coletivo da cidade a divulgarem ao lado da porta de entrada e saída dos ônibus as datas de fabricação e do início de operação do veículo.

ônibus que circula nas ruas de São Paulo, com data de fabricação e início das atividades operacionais

O projeto já recebeu parecer favorável da 8ª Comissão de Transportes e deve seguir para primeira votação no plenário nos próximos dias. A proposta do parlamentar se baseia ao adotado pelas empresas do setor na capital paulista. Lá, explicou Elias Emanuel, tanto os veículos do transporte tradicional quanto os executivos apresentam, de forma visível, do lado da porta, as datas corretas de fabricação e início de operacionalização.

Ele lembrou que o Conselho Nacional de Trânsito determina que o tempo de vida útil de um veículo é de dez anos, mas a realidade em Manaus é outra, frisou o parlamentar. “Hoje temos uma quantidade absurda de ônibus velhos rodando na cidade, colocando a vida dos passageiros em risco e em constante perigo”, criticou Elias.

Ele afirmou que no final de 2009, chegou a representar o grupo Transmanaus no Ministério Público do Estado (MPE), para que renovasse a sua frota que, segundo matérias jornalísticas veiculadas na imprensa local à época, mostravam que existiam 450 ônibus velhos rodando no trânsito de Manaus, o que representava 32,8% de toda a frota.

“O acidente da noite de ontem mostra bem essa realidade, já que a barra de direção quebrou, o que revela que o ônibus se encontrava bem velho e sucateado”, observou o parlamentar.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.

2 thoughts on “Acidente de ônibus revela sistema velho e sucateado

  1. Francamente esse sistema precário da Transmanaus, e agora tão querendo aumentar o preço da passagem pra R$ 2,80. Isso é um absurdo, e tão querendo tirar a integração temporal, esse prefeito tá ferrado, nem mais vem pra reeleição, vai ser voçê sarafa! Voçê tem que voltar na prefeitura pra arrumar essa bagunça.

  2. E o PT tem que ir pro seu lado em 2012, Voçê Serafim fez muito bem de prolongar sua candidatura em 2012, para estar aberto pra alianças, e eu tô contigo, pra acabar com essa marolinha na prefeitura, aumento da passagem sem justificativa. Mas em 2012 voçê tem que fazer campanha mais na Zona Leste, que é lá é o maior reduto eleitoral de Manaus, que deu a vitória do Amazonino em 2008. É Sarafa em 2012.

Comments are closed.