Absurdo: Câmeras de segurança substituem vigilantes nas escolas

O que o foi previsto pelo vereador Joaquim Lucena, PSB no mês de maio, sobre o cancelamento do contrato da prefeitura com empresas que fazem o trabalho de segurança nas escolas municipais, se concretizou nesta segunda-feira.

Na ocasião, o parlamentar pediu na tribuna da Câmara para os líderes do prefeito, que verificassem a denúncia, pois caso fosse verdade, os alunos da rede municipal iriam correr risco de vida, uma vez que têm ocorrido muitos incidentes dentro das salas de aula.

A idéia principal da prefeitura é substituir os dois mil vigilantes que atuam nas 480 escolas da rede municipal por um sistema de monitoramento de câmeras. Com a instalação, apenas uma pessoa irá administrar toda rede de segurança.

Mas para Lucena que é Presidente da Comissão de Educação, essa medida só irá comprometer a segurança nas escolas, uma vez que as câmeras só filmam, mas não tem o peso de intimidação. “O prefeito pirou de vez, o jeito vai ser tirar os filhos da escola”, observou.

Com a implantação do mecanismo e a retirada da mão de obra, estímasse que a prefeitura vai economizar 50 milhões de reais. Para o vereador não se pode pensar em economia quando se tratam de vidas humanas, principalmente as de criança. “Eu não tenho visto a melhora em nada, para quê o prefeito quer mais dinheiro se ele não investe na cidade?”, perguntou.

Um fato bastante lembrado com todos esses acontecimentos é o episódio no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, onde 13 alunos foram feridos e mais 11 foram mortos, por Wellington Meneses de Oliveira de 24 anos, após invadir uma escola. Na ocasião as câmeras filmaram tudo, mas não evitaram o massacre.

“Vai acontecer igual em Realengo, ou seja, poderemos assistir de “camarote” a criminalidade mas depois que acontecer nada mais poderá ser feito” disse o vereador.

O parlamentar comentou que em Manaus também tem ocorrido invasão nas escolas, crianças sendo torturadas e até mortas. “Esse prefeito deve mesmo está fora de si, para acatar tal mudança”, observou.

O vereador finalizou dizendo que está no aguardo da resposta dos requerimentos que enviou a Secretaria de Educação, sobre o contrato das tais empresas que irão desenvolver o trabalho de monitoramento. Ele quer saber quem vai ganhar com as tais mudanças?

Veja o que o antes vereador e agora deputado estadual Marcelo Ramos já denunciava em 2009!

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=O5wecAIijFA

Fonte: www.joaquimlucena.com.br

4 thoughts on “Absurdo: Câmeras de segurança substituem vigilantes nas escolas

  1. os furtos voltarão a ficar maiores, os servidores e alunos não terão mais segurança,pois hoje com os seguranças pessoas do povo se acham no direito de bagunçar, humilhar e agredir professores, imagine sem eles.
    Essa economia da semed ningcom uem vê retorno para a população, o melhor retorno seria continuar os seguranças.

    Daniel Costa

  2. os furtos voltarão a ficar maiores, os servidores e alunos não terão mais segurança,pois hoje com os seguranças pessoas do povo se acham no direito de bagunçar, humilhar e agredir professores, imagine sem eles.
    Essa economia da semed ninguem vê retorno para a população, o melhor retorno seria continuar com os seguranças.

    Daniel Costa

  3. uma vergonha

    os furtos voltarão a ficar maiores, os servidores e alunos não terão mais segurança,pois hoje com os seguranças pessoas do povo se acham no direito de bagunçar, humilhar e agredir professores, imagine sem eles.
    Essa economia da semed ninguem vê retorno para a população, o melhor retorno seria continuar com os seguranças.

    Daniel da Costa Silva

  4. Serafim,

    vim ao seu blog atrás de notícias sobre a queda do Alfredo Nascimento e não achei nada, conforme eu já desconfiava.

    Estás vendo com quem quiseste te associar?

Comments are closed.