A valorização do farmacêutico

Por Marcelo Serafim: 

O farmacêutico é o profissional da saúde que trabalha na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo das pessoas. Ele também elabora produtos de beleza, cosméticos, vitaminas e higiene pessoal, são mais de 70 áreas de atuação. Sou farmacêutico, tenho muito orgulho de minha formação e na presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (COMSAU/CMM) procuro trabalhar com muito empenho pelas causas da categoria e das demais também.

Uma das bandeiras de luta é a chamada dos concursados da Semsa. Em recente evento voltado para os farmacêuticos foi anunciada a quinta chamada, ainda no mês de fevereiro. O anúncio feito pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Evandro Melo, me deixou contente. Sinaliza resultados positivos, não só para os farmacêuticos, mais para todos os profissionais da saúde pública, afinal, no ano passado várias reuniões foram feitas pela COMSAU e os concursados para agilizar as chamadas.

A Semsa dentro do projeto de reestruturação da prefeitura nos serviços da atenção primária a Rede Saúde Manauara tem procurado resgatar o papel do farmacêutico em duas frentes. Na primeira ele fará parte de uma equipe de multiprofissionais para trabalhar na construção dos projetos terapêuticos dos doentes crônicos com hipertensão e diabete. Na segunda trabalhará na assistência farmacêutica com a ampliação das farmácias gratuitas orientando os pacientes a utilizarem corretamente a medicação para maior efeito terapêutico.

De acordo com o Dr. Evandro, os farmacêuticos também vão participar de um curso de especialização em farmácia química com o objetivo de atualizar os conhecimentos e reorientar lós para a nova forma de trabalho dentro da Rede Saúde Manauara. Fico feliz com a valorização do farmacêutico e espero que este reconhecimento se amplie para os demais profissionais da saúde.  Apesar das vitórias sei que é preciso avançar mais, acredito que os maiores desafios são: o piso salarial nacional e as horas extras para 30 horas de atuação. Na Câmara Municipal pretendo continuar a ser a voz não só desta categoria, mas de todas da área da saúde sempre trabalhando com muita dedicação.

Até quinta!