A hora é de exemplo

gremioxflamengoPoucos assuntos no Brasil despertam tanto interesse do povo quanto o futebol. E esse é um tema referencial para grande parte da nossa gente.

No próximo domingo decide-se o campeonato brasileiro, e qualquer um dos quatro primeiros colocados pode ser campeão, dependendo de uma combinação de resultados. O Internacional, por exemplo, pode ser campeão desde que vença o Santo André e o Flamengo perca ou empate com o Gremio.

E aí surge uma questão que é ética e esportiva, e não pode ser tratada de forma irresponsável. Como todos sabem é grande a rivalidade entre Grêmio e Internacional no Rio Grande do Sul. Nem por isso se justifica a pretensão de alguns que defendem a antecipação das férias dos jogadores do Grêmio e/ou fazer corpo mole para entregar o jogo ao Flamengo e com isso inviabilizar as chances do seu arquirival Internacional.

O que está em jogo aí não é a rivalidade entre os dois, é a decência e o respeito ao esporte. O Gremio pode até perder para o Flamengo, mas se entregar o jogo estará dando um péssimo exemplo de comportamento.

Aliás, sobre o tema, Luiz Fernando Veríssimo foi perfeito. Leia abaixo artigo que copiei do Blog do Noblat:

Para voltar a crer

Não faltam motivos para descrer da Humanidade.

Vamos combinar que fizemos coisas extraordinárias, mas nossa passagem pela Terra não está sendo, exatamente, um sucesso.

Para cada catedral erguida bombardeamos três, para cada civilização vicejante liquidamos quatro, a cada gesto de grandeza correspondem cinco ou seis de baixeza, para cada Gandhi produzimos sete tiranos, para cada Patrícia Pilar dezessete energúmenos.

Inventamos vacinas para salvar a vida de milhões ao mesmo tempo em que matamos outros milhões pelo contágio e a fome.

Criamos telefones portáteis que funcionam como gravadores, computadores – e às vezes até telefones – mas ainda temos problema com a coriza nasal.

Nosso dia a dia é cheio de pequenas calhordices, dos outros e nossas.

Rareiam as razões para confiar no vizinho ao nosso lado, o que dirá do político lá longe, cuja verdadeira natureza muitas vezes só vamos conhecer pela câmera escondida.

Somos decididamente uma espécie inconfiável, além de venal, traiçoeira e mesquinha.

E estamos envenenando o planeta, num suicídio lento do qual ninguém escapará. E tudo isso sem falar no racismo, no terrorismo e no Big Brother Brasil.

Eu tinha desistido de esperar pela nossa regeneração.

Ela não viria pela religião, que se transformou em apenas outro ramo de negócios. Nem viria pela revolução, mesmo que se pagasse para o povo ocupar as barricadas.

Eu achava que a espécie não tinha jeito, não tinha volta, não tinha salvação. Meu desencanto era total. Só o abandonaria diante de alguma prova irrefutável de altruísmo e caráter que redimisse a Humanidade.

Uma prova de tal tamanho e tal significado que anularia meu ceticismo terminal e restauraria minha esperança no futuro. E esta prova virá neste domingo, se o Grêmio derrotar o Flamengo no Maracanã.

Se o Grêmio derrotar o Flamengo, o Internacional pode ser campeão. Mas o mais importante não é isso.

Se o Grêmio derrotar o Flamengo mesmo sabendo as consequências e o possível beneficio para o arquiadversário, estará dando um exemplo inigualável de superioridade moral.

A volta da minha fé na Humanidade não interessa, Grêmio. Pense no que dirá a História.

Pense nas futuras gerações!

8 thoughts on “A hora é de exemplo

  1. Comentario sobre: Blog do Noblat

    Ainda bem que o Noblat não entende muito de futebol, gostei das palavras, mas infelizmente não achei interessante a palavra final do grêmio, como se o grêmio tivesse ganhado de palmeiras, são paulo e internacional. Como se o flamengo, tivesse perdido também esses jogos, acho que não é bem por ai. Se quer confiar em alguém nesse mundo, o melhor exemplo é Jesus Cristo, uma caracteristica basica dEle, apenas dividiu a historia.

  2. Não concordo tambem com o texto, acho que as pessoas esquecem que o flamengo tem total condições de ganhar do gremio em qualquer lugar, não venhamos desmerecer a vitoria do melhor time do segundo turno. Se eu não me engano, o Luis Fernando é colorado.
    Abraço.

  3. Um time que tem o 2º pior aproveitamento fora de casa;
    Um time que só venceu 1 fora de casa (o freguês Náutico).
    Um time campeão em casa e medíocre fora de casa;
    Um time que em 5j perdeu todas para o Flamengo no Maracanã na era dos pontos corridos.

    E mesmo assim falam como se o Grêmio fosse o favorito para a partida e que tem a obrigação da vitória.

    Acho que estão desmerecendo a campanha de reação do Flamengo no Brasileirão…

  4. Ô Sarafa, deixa de palhaçada!! Você é vascaíno, chorão, que acabou de sair da segundona ( não por mérito do seu timinho, mas incompetência dos demais), quer falar o que? O MENGÃO é o melhor do campeonato (digo no segundo turno), está onde está por méritos!!! Os demais chorões que tivessem segurado as oportunidades, pois todos os que estão chorando, estiveram na liderança. Agora porque o Flamengo chegou na liderança, todos tem que criticar.

    Estou sempre contigo, Somos uma nação, Não importa onde esteja, Sempre estarei contigo. Com meu manto sagrado, Minha bandeira na mão, O Maraca é nosso, Vai começar a festa. Dá-lhe, dá-lhe, ô! Dá-lhe, dá-lhe, ô! Dá-lhe, dá-lhe, ô! Mengão do meu coração!

    Uma vez flamengo,
    Sempre flamengo.
    Flamengo sempre, eu hei de ser.
    É meu maior prazer vê-lo brilhar,
    Seja na terra, seja no mar.
    Vencer, vencer, vencer!
    Uma vez flamengo,
    Flamengo até, morrer!

    Na regata, ele me mata,
    Me maltrata, me arrebata.
    Que emoção no coração!
    Consagrado no gramado;
    Sempre amado;
    O mais cotado nos fla-flus é o ‘ai, jesus!’
    Eu teria um desgosto profundo,
    Se faltasse o flamengo no mundo.
    Ele vibra, ele é fibra,
    Muita libra já pesou.
    Flamengo até morrer eu sou!

    OS INVEJOSOS PODEM CHORAR!!!!!

  5. SARAFA, te apoio politicamente, mas no que tange o futebol, você deixa a desejar, não entende nada, rsrsrsrs!!!!

    O MENGÃO JA É HEXA!!!!

    SAI DO CHÃO, SAI DO CHÃO;
    É A TORCIDA DO MENGÃO!!

    ABRAÇOS!

    VOLTA LOGO SARAFA!!!!!

  6. Tú és, time de tradição…
    Raça amor e paixão…
    Ohh meu mengo!!!
    Eu, sempre te amarei…
    Onde estiver estarei…
    Ohh meu MENGO!!!

    Vamos FLAMENGO!
    Vamos ser campeão,
    Vamos FLAMENGO.
    Minha maior paixão,
    vamos FLAMENGO.
    E essa taça vamos conquistar!!!

    Ohh meu MENGÃO, eu gosto de você…
    Quero contar ao mundo inteiro, a alegria de ser rubro-negro.
    Conte comigo MENGÃO, acima de tudo rubro-negro.

  7. Está aí o exemplo, bando de chorão!!!! MENGÃO, O PRIMEIRO HEXACAMPEÃO BRASILEIRO, O OUTRO É BAMBI!!! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS… SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!!!

Comments are closed.